17 ABR 2023
CULTURA
Valinhos resgata história com inauguração da réplica do relógio da Estação Ferroviária

População aproveitou também a segunda edição do evento “Valinhos Artesanal” durante o sábado

A cerimônia de colocação do novo relógio da Estação Ferroviária, que aconteceu no último sábado (15), reuniu muitos munícipes que aproveitaram para curtir também a segunda edição do “Valinhos Artesanal”. A réplica exata do relógio que existia antes mesmo da fundação da cidade foi doada à Prefeitura pela empresa Cartonifício Valinhos.

“Hoje, sem dúvidas, é um dia de muita emoção e significado. Resgatar essa história é resgatar a conexão com demais municípios e com as pessoas. Essa ferrovia traz para todos nós uma memória afetiva e hoje, com a recolocação do relógio pelo trabalho do poder público e privado, podemos resgatar essa simbologia, então agradeço muito a família Celani”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O relógio original da Estação Ferroviária de Valinhos havia sido produzido em São Paulo, pela empresa Michelini, pioneira na fabricação de relógios para torres de igreja, estações, prédios, praças públicas e fachadas comerciais. No início da década de 90, o relógio original da estação de Valinhos desapareceu quando o tráfego de passageiros foi suspenso e o prédio abandonado.

“Reproduzir esse relógio está dentro de uma linha que a gente acredita, que é recuperar a cultura. A estação se mistura com a nossa história”, comentou o diretor da empresa Cartonifício Valinhos, Fernando Celani.

“Conseguimos resgatar algo que é tão importante para história da nossa cidade. Nós temos um governo que escuta as pessoas e assim vamos modificando o município”, pontuou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale. A Estação Ferroviária de Valinhos completou 151 anos no dia 31 de março e foi restaurada pela atual administração.

Estiveram presentes a prefeita Capitã Lucimara Godoy, o secretário da Cultura Ricardo do Vale e demais secretários municipais, o diretor da empresa Cartonifício Valinhos Fernando Celani, além dos vereadores Alécio Cau, Marcelo Yoshida e Thiago Samasso.

Valinhos Artesanal

Mais de 3 mil pessoas passaram pela segunda edição do “Valinhos Artesanal”, que aconteceu das 11h às 22h no Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, ao lado da Estação Ferroviária. A abertura do evento ficou por conta da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos, que emocionou todos os presentes e amantes da cultura.

O “Valinhos Artesanal” é um encontro de quatro cervejarias da cidade: Mafiosa, Grifo, Tricoma e Gravetos. Mas, além da variação de cervejas de ótima qualidade, a população pôde se deliciar com foodtrucks, comida vegetariana, música ao vivo, itens de produtores locais, feira de artesanato e espaço kids.

Local: Valinhos