12 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Com 53 mulheres atendidas, projeto Guardiã Maria da Penha de Valinhos é ampliado com palestras

Conscientização sobre temas relacionados aos tipos de violência e a importância da denúncia chega agora às empresas da cidade por meio da GCM

O “Guardiã Maria da Penha”, projeto de prevenção e combate a violência doméstica de Valinhos instituído pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, atende e acompanha 53 mulheres com medidas protetivas determinadas pela Justiça. As ações desenvolvidas através da Guarda Civil Municipal (GCM) também incluem o curso de defesa pessoal e palestras educativas, agora também nas empresas da cidade.

Na última terça-feira (9), a subinspetora Rose Santos abordou temas como os tipos de violência doméstica (física, sexual, patrimonial, moral e psicológica), identificação das três principais fases do ciclo da violência e a Lei nº 11340 da Maria da Penha em uma palestra realizada na iniciativa privada, como parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). A conscientização reuniu 20 funcionários.

A importância da denúncia também foi destaque. Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelos telefones 153 da GCM, 190 da Polícia Militar, 180 da Central de Atendimento à Mulher e 181 do Disque Denúncia.

O Guardiã Maria da Penha realiza o acompanhamento das mulheres com medidas protetivas, com visitas domiciliares e encaminhamento para os serviços especializados. Além disso, o projeto já promoveu diversas turmas do curso de noções básicas de defesa pessoal, com 128 mulheres.

Local: Valinhos