15 MAI 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Programa de Segurança nas Escolas: 16 vigias fazem treinamento para operar o Aplicativo SOS
Prefeitura de Valinhos já disponibilizou ferramenta que dá acesso direto à GCM para 100% das instituições de ensino

Os 16 vigias que atuam nas escolas de Valinhos também fizeram treinamento na última quinta-feira (11) para operar o Aplicativo SOS Cidadão, que permite acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo celular. Em abril, a Prefeitura já havia disponibilizado a ferramenta para 100% das instituições de ensino das redes particular e pública e cada unidade tem dois funcionários com acesso ao dispositivo.

O dispositivo possui o botão “pedir ajuda”, que aciona o alarme de segurança da escola. Diretamente do Centro de Operações e Inteligência (COI), instalado em janeiro dentro da base da Guarda Civil Municipal (GCM), o agente recebe o chamado com a localização exata e os dados do solicitante para a tomada de providências. O aplicativo possibilita também ligações diretas para o 153 da GCM e foi estendido à Santa Casa e às entidades assistenciais de Valinhos.

O treinamento foi ministrado pelo Inspetor GCM Robson Cleber, que mostrou todas as funcionalidades do sistema e orientou como agir em situação de risco. Ao final, os vigias receberam uniformes novos.

REFORÇO
O Programa de Segurança nas Escolas ganhou reforço há uma semana com as quatro viaturas do Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), grupamento de Ronda Escolar da GCM que realiza escoltas nas unidades de ensino em horários estratégicos. Desde abril, diversas outras ações já foram implementadas, como colocação de alarmes, sensores de presença e câmeras integradas ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM dentro das unidades de ensino, além de oficinas de segurança digital para pais e alunos.