23 MAI 2023
Com novo Laboratório, Valinhos dobra a capacidade de exames clínicos

Aguardado há seis anos, o espaço foi estruturado pela Prefeitura e será inaugurado no dia 31

Após seis anos de espera, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas será inaugurado pela Prefeitura de Valinhos no dia 31 de maio, às 11h, em comemoração ao mês de aniversario da cidade. Com o início do funcionamento, a capacidade de realização de exames clínicos dobrará na rede pública, podendo passar dos atuais 2,5 mil hemogramas por mês para até 5 mil.

O investimento foi de quase R$ 1,5 milhão - R$ 1.016.852,40 provenientes de convênio com o Governo Federal e R$ 463.452,82 de contrapartida da Prefeitura. A obra foi iniciada em 2017 e concluída no final de 2020. No entanto, o prédio foi entregue à época sem equipamentos, sem móveis e sem o cabeamento de energia, o que impossibilitou a instalação de rede elétrica, internet de fibra ótica e câmeras de segurança.

“O serviço de saúde compatível ao que Valinhos merece era um compromisso do nosso plano de governo. Por isso, uma das metas era implantar o Laboratório Municipal de verdade. Resolvemos todas as pendências e vamos um entregar mais que um prédio equipado, mas sim um serviço público para atender toda a nossa população com excelência”, enfatizou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O imóvel situado na Rua Luiz Bissoto, nº 110, no Bom Retiro, conta com salas de espera, de coleta, triagem, higienização, recebimento de caixas, almoxarifado, bioquímica, supervisão técnica, banheiros e vestiários feminino e masculino. Há também copa, arquivo, sala de esterilização, expurgo, parasitologia, microscopia, microbiologia, administração e sala de reuniões.

Serão realizados exames dos setores de bioquímica, imuno-hormônio, hematologia, coagulação, urinálises, microbiologia e análises parasitológicas. Com a ampliação do espaço, foi possível instalar um equipamento de análises bioquímicas mais moderno e 50% mais veloz comparado ao que era utilizado no antigo laboratório, localizado no Centro de Especialidades (CEV I). Dessa forma, será possível agilizar a entrega dos resultados e dobrar a quantidade de exames realizados, caso seja necessário.

Para solicitar exames clínicos, o paciente precisa passar por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, onde será feita a coleta e o encaminhamento para análise. São atendidos também pedidos provenientes de órgãos públicos, como instituições e associações, por exemplo.

Local: Valinhos