24 MAI 2023
GOVERNO
Valinhos amplia projeto de Cidade Inteligente e inaugura Central de Atendimento ao Cidadão no dia 29

Inovação tornará gestão mais eficiente, moderna e transparente

A Prefeitura de Valinhos iniciará uma nova fase do projeto de modernização dos serviços públicos municipais com a inauguração da Central de Atendimento ao Cidadão no próximo dia 29. A Central funcionará no andar térreo do Paço Municipal, em um ambiente reformado, projetado para facilitar a vida dos cidadãos.

A novidade faz parte do projeto da atual Administração, que vem tornando Valinhos uma cidade cada vez mais conectada, humana e Inteligente. Entre os diversos avanços pretendidos, destacam-se as Soluções Empresa Fácil e Planta Online.

O Empresa Fácil agiliza a vida dos empreendedores que poderão abrir seus negócios através da Internet, de forma totalmente integrada com a Junta Comercial do Estado de São Paulo e com a RedeSim do Governo Federal, contando com pesquisa de viabilidade de uso do solo automática e tramitando os processos de abertura, alteração e encerramento de empresas de forma totalmente online, sem a necessidade de se deslocar até a Prefeitura.

Através do Planta Online -  Sistema para gestão digital de processos relativos à aprovação de plantas e projetos - a Prefeitura permite aos proprietários de imóveis, arquitetos, engenheiros e demais profissionais e empresas do segmento da Construção Civil a oportunidade de consultar o melhor local para construir, observados os critérios de sustentabilidade previstos no Plano Diretor, com funcionalidades web para emissão de alvarás e habite-se digitais.

Essas soluções estão integradas em um Cadastro Técnico Multifinalitário, através do qual os dados produzidos pelos diferentes sistemas informatizados em uso no município são tratados e integrados para formação de Painéis e Salas de Situação, que permitem à Prefeitura monitorar e constituir uma visão única e integral de imóveis, cidadãos residentes e empresas.

Na Central de Atendimento o cidadão poderá fazer seu cadastro e obter o Cartão Único de Identificação, denominado iCidadão, através do qual seu acesso a diferentes serviços públicos será facilitado. Além do Cartão iCidadão, a Central contará ainda com um grande número de serviços oferecidos ao cidadão de forma semelhante ao sistema “poupatempo” do Governo do Estado.

O Cartão iCidadão consiste em um documento fornecido ao cidadão residente em Valinhos, com a finalidade de garantir acesso aos serviços públicos de forma totalmente desburocratizada.

A partir da implantação do Cartão iCidadão, os sistemas informatizados em uso na Prefeitura passarão por processo de modernização, passando a considerar o cartão para diferentes usos e serviços, tais como identificar o cidadão nas matrículas para creches, nas consultas médicas e exames, no fornecimento de benefícios assistenciais, na solicitação de isenção tributária, entre outros.

Isso porque todos os dados homologados pela Central já constarão nos sistemas informatizados e poderão ser acessados pelas repartições da Prefeitura, eliminando assim a exigência de apresentação de outros documentos e comprovantes pelo cidadão no momento do seu atendimento.

“Trata-se de um processo que será implantado gradativamente, de forma a evitar transtornos à população”, explica a Prefeita Capitã Lucimara Godoy. “A facilidade também chegará ao Portal do Cidadão, onde o munícipe terá cada vez visibilidade de seus dados, dos serviços e produtos fornecidos pela Administração – promovendo a transparência governativa”, completa.

A prefeita também destaca a importância do sistema para tornar as aquisições do poder público mais assertivas, assim como fornecer informações para subsidiar políticas públicas.