25 MAI 2023
Prefeitura participa de eventos na região sobre atuação da assistência social
Ação resulta em mais qualidade nos serviços prestados

As equipes da Secretaria da Assistência Social, da Prefeitura de Valinhos, participaram na última quarta-feira (24) de dois eventos voltados para a área, realizados em Mogi Guaçu e Americana, respectivamente. O intuito dos encontros foi favorecer a troca de informação e experiência entre os grupos que trabalham desde a concepção de estratégias para a criação de políticas públicas, principalmente sob o aspecto financeiro, até a recepção de migrantes, seus cuidados e necessidades.

O primeiro evento foi promovido pelo Senac Mogi Guaçu, que levou a palestrante Ana Maria Leme da Silva Sampaio para explanar sobre “O planejamento, execução financeira e prestação de contas dos recursos do SUAS”. “É importante o tema e a participação porque auxilia a Secretaria a buscar melhores estratégias de utilização dos recursos financeiros, trazendo mais qualidade ao atendimento da população”, detalhou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Tathiane Boldarini de Camargo.

Também participaram do evento as coordenadoras Financeira e Orçamentária, Silvia Cristina Ardoino, e de Educação Permanente, Virgínia de Fátima Motta Benatti.

Já na cidade de Americana aconteceu o encontro sobre “Os desafios da rede de atendimento à migrantes nos municípios”, com os palestrantes Giuliano Campos de Farias, responsável pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Programa da Secretaria da Justiça e Cidadania, de São Paulo, e Carla Aparecida Silva Aguilar, gerente do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante, além da participação da socióloga e advogada Raquel Bernard.

Promovido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos da cidade e o setor de Políticas Públicas de Atenção aos Imigrantes, Migrantes e Refugiados e do Comitê Gestor Intersetorial, o encontro possibilitou organizar as demandas dos migrantes.

“Os principais assuntos debatidos foram a identificação de sinais de situação de trabalho análogo à escravidão e tráfico humano; os caminhos de formalização de denúncias e estratégias para atendimento, prevendo o trabalho em rede, considerando ainda as barreiras cultural e linguística, além da escassez de recursos humanos nos serviços”, explicou a diretora do Departamento de Proteção Social Especial.

Participaram do evento as técnicas Maiara Laufer, do CRAS Central I; Mariana Cechet, do CRAS Figueiras; Amanda Faciroli, do CRAS São Marcos; e Priscila Alessandra Gallo, CRAS Central; além de Débora da Silva Oliveira, do CREAS.
Autor: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valilnhos