25 MAI 2023
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Às vésperas do aniversário de Valinhos, Capitã Lucimara Godoy inaugura os centros de Artes Marciais e de Forças

Após mais de uma década de espera, população poderá utilizar os espaços que ficam no Parque da Festa do Figo

A prefeita Capitã Lucimara Godoy inaugurou nesta quinta-feira (25), poucos dias antes da celebração dos 127 anos de Valinhos, o Centro de Artes Marciais Bartolomeu Ramos de Andrade e o Centro de Referência e Desenvolvimento da Força, ambos no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo). Com investimento superior a um milhão de reais – R$ 1.149.656,58, a entrega é um marco para a cidade, que aguardava a conclusão das obras há 11 anos.

“É uma emoção fazer esta entrega hoje, foram 11 anos vendo esses equipamentos tão importantes para a sociedade parados. Com boa vontade, gestão e recursos vindos por emendas do deputado Carlos Sampaio, conseguimos entregar não apenas dois prédios prontos e totalmente equipados, mas sim, dois serviços públicos com a qualidade e excelência que os valinhenses merecem e que poderá atender até 500 atletas”, afirmou a prefeita.

João Sampaio, filho do deputado federal Carlos Sampaio, representou o pai na cerimônia. “É uma grande satisfação para o meu pai saber que com a verba que ele enviou para a cidade foi possível criar algo tão lindo e vantajoso para a população como esses dois centros”, disse.

O Centro de Artes Marciais recebeu o nome de Bartolomeu Ramos de Andrade em referência ao fundador da primeira academia de judô de Valinhos, que deixou o seu amor pelas artes marciais como legado para as futuras gerações. A família do Sensei Bartô, como era carinhosamente conhecido, esteve presente na cerimônia e recebeu uma placa em sua homenagem.

O secretário de Esportes e Lazer, Felipe Zani, destaca a importância dos centros para a cidade. “Foi uma grande trajetória, um caminho longo e cheio de obstáculos, mas deu tudo certo e estamos aqui hoje entregando esses espaços. As comunidades do karatê e do judô saíram de um local inadequado e vieram para um espaço com total condição para a prática dos esportes”, comentou.

Estiveram presentes alunos de karatê e judô, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal Rodrigo Toloi, os vereadores Thiago Samasso, Tunico e Luiz Mayr, além do ex-vereador Roberson 'Salame'.

INVESTIMENTOS

O Centro de Artes Marciais teve a obra iniciada em 30 de dezembro de 2013, mas somente em 2022 o serviço foi realizado. O investimento total foi de quase meio milhão - R$ 499.832,44, sendo R$ 343.866,09 frutos de emenda parlamentar e R$ 155.966,35 de contrapartida da Prefeitura. O local está estruturado para a realização de aulas de judô e karatê, que antes ocorriam de maneira improvisada e adaptada.

O Centro de Referência e Desenvolvimento da Força teve a obra iniciada em 31 de dezembro de 2014 e no ano passado a construção foi retomada. O montante de recursos públicos aplicados chega a R$ 649.824,14, sendo R$ 486.116,54 provenientes de emenda e R$ 163.707,60 dos cofres públicos municipais. O local será preparado e estruturado para dar suporte às equipes esportivas da cidade e também iniciar a modalidade de levantamento de peso Olímpico e Paralímpico e Halterofilismo.

Local: Valinhos