29 MAI 2023
MOBILIDADE URBANA
Maio Amarelo: crianças e adultos vivenciam situações de trânsito em ações educativas
Atividades visam ensinar a importância de respeitar as regras em todas as idades

Crianças e adultos aproveitaram a comemoração do aniversário de 127 anos de Valinhos para se divertir aprendendo neste fim de semana. A Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Valinhos estendeu a programação do Maio Amarelo, de conscientização no trânsito, e promoveu atividades lúdicas envolvendo o trânsito e segurança no Parque Monsenhor Bruno Nardini, o Parque da Festa do Figo.

No sábado (27), as crianças aprovaram o minicircuito, com a pista para bicicleta, que permitiu conhecer mais sobre as sinalizações usuais de uma via real. No domingo (28), foi a vez da cidade inflável, reforçando o aprendizado anterior.

Ainda no domingo, 39 pessoas participaram das ações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A sensação foram os óculos simuladores de embriaguez, utilizado no Curta o Circuito, que consiste na exposição do participante aos riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas. O Escape Room também atraiu um público variado, com ações dentro de um caminhão, envolvendo segurança, influência do álcool, uso de celular e travessia fora da faixa de pedestres.

Nesta segunda-feira (29) também teve palestra em mais uma empresa da cidade, com 40 funcionários, que puderam refletir sobre os riscos de dirigir sem cinto de segurança e de falar ao telefone.