Idosos receberam orientações sobre as formas de violência e como denunciá-las
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, celebrou nesta quinta-feira (15) o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O objetivo da ação, inserida na programação do Junho Violeta, foi chamar a atenção para os diversos tipos de violações dos diretos dos idosos, divulgar as formas de denunciá-las e combatê-las. A prevenção também foi tema de destaque.
“A Prefeitura de Valinhos tem trabalhos e atividades contínuas com mais de 1,4 mil idosos. Dessa forma, estimulamos a longevidade, a qualidade de vida e a autonomia, tornando os nossos idosos mais fortalecidos e conscientes sobre os seus direitos”, afirmou o secretário de Assistência Social, Thiago Soratto.
Os usuários do CCI receberam orientações sobre as formas de violência mediadas pelo professor Zeno Rudell - presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Marilene Santos - coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, Dra Karla Borghi - presidente da Comissão de Diversidade Etária da OAB, e Sônia Davi - assistente social do departamento de Programas e Projetos da Secretaria da Saúde.
“A violência contra o idoso é a terceira mais notificada no país e 90% dos casos acontecem dentro da própria residência. A violência financeira é a mais comum.”, explicou a Dra Karla Borghi.
O Estatuto do Idoso considera violência qualquer tipo de ação ou omissão praticada em local público ou privado que cause morte, dano ou sofrimento físico ou psicológico. Tais como: maus-tratos físicos e psicológicos, abandono e negligência, violência sexual e/ou exploração financeira.
Casos de violência contra idosos devem ser denunciados na Delegacia de Polícia pelos telefones 3871-2400 ou 3869-4983, na Guarda Civil Municipal pelo 3869-3535 ou 153, pelo disque 100 dos Direitos Humanos ou 190 da Polícia Militar.
O evento teve a parceria ainda das secretarias de Cultura, Esportes e Lazer, Mobilidade Urbana e Saúde.