18 JUL 2023
CULTURA
Sobrinho de Adoniran Barbosa participará de evento inédito promovido pela Prefeitura de Valinhos em homenagem ao artista

No dia em que o cantor completaria 113 anos, cidade e toda a região vão respirar cultura, arte, história e música em formato inovador

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura, promoverá no dia 6 de agosto, um domingo, um show especial em homenagem ao Adoniran Barbosa. O espetáculo recebe o nome de “Adoniran, 113 anos” e será realizado pelo grupo musical Quinteto do Samba no Museu e Acervo Cultural Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto das 9h às 13h30.

Formado pelos percussionistas Luiz Fabiano Jesuino e Luiz Otávio Zago Jesuino, pelo violonista de 7 cordas Guilherme Dias, pelo cavaquista e vocalista Fabricio Bizarri e pelo vocalista e pandeirista Carlos Eduardo Inácio, o grupo “Quinteto do Samba” se apresenta em festas e encontros de samba em Valinhos e região. Agora, com o objetivo de preservar a obra de Adoniran Barbosa, o grupo trará um enfoque inédito para as músicas “Lado B”, ou seja, resgatará as músicas menos conhecidas de seu repertório com uma releitura das composições e uma viagem na história.

Haverá também a participação especial de Sérgio Rubinato, sobrinho de Adoniram Barbosa que o acompanhou em grande parte de sua carreira. A apresentação envolverá a narrativa de fatos sobre a vida do artista mesclada com conversas agradáveis sobre as músicas que serão tocadas.

Adoniran Barbosa, nascido em Valinhos, foi um cantor e compositor muito importante que trouxe um legado para a história do samba, sendo conhecido nacionalmente como o “pai” do samba paulista. As músicas “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca” foram seus primeiros sucessos.

Serviço:
Data: 6 de de agosto
Horário: das 9h às 13h30
Local: Museu e Acervo Cultural Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto
Endereço: Rua Doze de Outubro, s/n – Centro, Valinhos, oposto ao nº 200 da Av. dos Imigrantes
Entrada gratuita para visitantes.