02 AGO 2023
Laboratório Municipal: mais exames e menos tempo de espera em Valinhos
Em apenas 2 meses de funcionamento do novo espaço, número de exames já é 15% maior

Além da redução de 25% do tempo de espera por resultados, o novo Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Valinhos, inaugurado pela Prefeitura no final de maio, já ampliou em 15% a quantidade de exames realizados.

Em apenas dois meses de funcionamento, a média passou de 45,4 mil para 52,5 mil. “Nossa gestão trabalha, entrega e monitora os resultados. Esses índices iniciais provam a importância de termos tirado o novo laboratório do papel, estruturando e fazendo mais esse serviço público funcionar de verdade”, avalia a prefeita Capitã Lucimara Godoy. “Os exames são fundamentais para o diagnóstico precoce das doenças, para o início mais célere dos tratamentos e para o desenvolvimento das ações preventivas que a nossa rede oferece”, completa.

Exames de glicose, colesterol, triglicerídeos e função hepática, renal e cardíaca são alguns dos exemplos mais comuns, além dos setores de bioquímica, imuno-hormônio, hematologia, coagulação, urinálises, microbiologia e análises parasitológicas.

O secretário da Saúde, João Gabriel Vieira, explica que os exames são realizados conforme a demanda, que aumentou em junho (54.262) e julho (50.737), e a capacidade é de até 90 mil por mês. “Isso é possível porque o espaço é maior e mais adequado, ou seja, a estrutura foi planejada e comporta até o dobro do número de exames em relação ao local anterior”, compara.

Resultados

O tempo de espera para a entrega dos resultados diminuiu de quatro para três dias úteis. Antes, oscilava entre quatro a cinco dias. A redução se deve a aquisição de um equipamento de análises bioquímicas mais moderno e mais veloz se comparado ao que era utilizado no antigo laboratório, permitindo um processamento mais rápido das amostras coletadas.

Para solicitar um exame pela rede municipal, o paciente precisa passar por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, onde será feita a coleta e o encaminhamento para análise. São atendidos também pedidos provenientes de outros órgãos públicos e de instituições como Recantos dos Velhinhos e Associação dos Aposentados de Valinhos.

Local: Valinhos