02 AGO 2023
Ônibus da Mamografia inicia exames e pacientes aprovam a iniciativa
Ação será fundamental para zerar a fila de espera e auxiliar na prevenção do câncer de mama

O atendimento no Ônibus da Mamografia oferecido pela Prefeitura de Valinhos às pacientes da rede municipal começou nesta terça-feira (2) no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), onde as mulheres agendadas devem se dirigir nas próximas duas semanas. O objetivo é zerar a fila e quem estava à espera do exame aprovou a ação.

Camila Marini, de 43 anos, é moradora do bairro Jardim do Lago, estava na fila e não perdeu a oportunidade. “É uma iniciativa muito importante, precisamos disso, pois a prevenção é a nossa única arma”, disse.

Já Silvania Maria Ferreira da Silva, de 42 anos, mora na Vila Embaré e estava ansiosa para realizar a mamografia pela primeira vez. “Nunca tinha feito antes. É importante para colocarmos a saúde em dia e nos prevenirmos. Devemos sempre colocar a nossa saúde em primeiro lugar, porque com ela nós vencemos tudo”, comentou.

ATENDIMENTOS

Serão atendidas cerca de 530 mulheres que estavam na fila e foram agendadas previamente pela Secretaria da Saúde. A ação, somada aos 230 procedimentos mensais realizados pela clínica prestadora do município, tem a expectativa de atender completamente a demanda até o final de agosto. O atendimento está sendo realizado por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), contratado pela atual administração municipal.

O CACC fica localizado na Avenida dos Esportes, s/n - Vila Olivo. O horário de funcionamento é das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira. A previsão é de que sejam atendidas 50 mulheres por dia.

As pacientes precisam comparecer no dia e horário agendado com documento de identificação (RG), cartão do SUS e encaminhamento médico. No momento do exame, a região das axilas deve estar livre de cosméticos como desodorantes e cremes.

Local: Valinhos