15 AGO 2023
Valinhos inicia aula de robótica para 240 alunos da rede municipal
Pais e estudantes aprovaram curso inédito oferecido em parceria entre a Prefeitura e o Sesi

O dia começou diferente nesta terça-feira (15) para alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Jerônymo Alves Corrêa, no Jardim do Lago. No contraturno, eles iniciaram o curso gratuito e inédito de robótica promovido em parceria entre a Prefeitura de Valinhos e o Sesi. Voltado a estudantes entre 8 e 11 anos (kids) e de 12 a 15 anos (teens), o programa piloto na cidade também será aplicado na Emeb Cecília Meireles, no Jardim Novo Mundo, contemplando inicialmente 240 alunos.

As amigas Heloísa Antônio Vaz e Emanuele Cristine da Silva, do 3º ano do Fundamental I, estavam ansiosas para manusear as pecinhas luminosas apresentadas pela instrutora. “Ainda não sabemos para o que serve a robótica, mas estamos contentes de fazer esse curso diferente. Vamos conhecer coisas novas e que nós, meninas, também podemos aprender e trabalhar um dia”, disse Heloísa.

Débora Helen Modolo de Rezende, Kauane Beatriz Santos Milani e Alícia Rafaele Catalan Rocha, do 4º ano, se divertiram na primeira aula. Da mesma forma, Benjamin Ramiro Torres, do 5º ano, estava empolgado. “Gosto muito dessas coisas de robô, de internet e computador, de mexer com programação e tecnologias. Também estou achando legal porque esse é o primeiro curso que faço aqui na escola no contraturno”, falou ao lado do colega Kevin Rafael Nascimento de Moraes, do 4º ano, que também aprendeu a manusear um micro:bit, uma placa programável que funciona como um pequeno computador desenvolvido para inspirar crianças a criar um futuro mais tecnológico, com aspirações no mundo digital. “Ainda não sei direito para o que serve essa pecinha, mas é muito legal”, disse Kevin.

O curso é prático. As aulas são presenciais, duas vezes por semana, com duração de cerca de dois meses. O material didático é online, com acesso à plataforma MakeCode, além de apresentação de slides e utilização de placa processadora Micro:bit com sensores, botões de acionamento e matriz de leds integrados.

“É extremamente importante que as crianças comecem desde cedo a ter uma visão da robótica, de maneira prática e didática, e de sua importância no cotidiano. A robótica é uma forma de a gente entender a programação que envolve computador, robôs, máquinas em geral, na indústria automobilística, medicina, agricultura”, destaca Lauri Gonçalves Lopes, orientadora de Educação Digital do Sesi, com formação de analista de sistema e eletroeletrônica.

FUTURO

Robson Scardua Lopes, 35 anos, pai de Pedro Miguel Scardua Lopes, de 8 anos, aprovou a novidade. “É uma inclusão, uma oportunidade para as crianças e gera felicidade nelas. É uma novidade bem interessante, pois os conceitos da robótica associados à inclusão digital podem despertá-los no futuro para essa profissão. Meu filho, especialmente, gosta muito de informática e de aprender coisas novas”, conta.

Daiana Cristina Cunha Matias, de 37 anos, mãe de Lucas Vitor Matias, de 8 anos, tem a mesma opinião. “Este curso chegou no momento certo, no contraturno escolar, e só tem a acrescentar. Temos que aproveitar essa grande oportunidade. Vai agregar nos estudos, na sala de aula, na criatividade, na mente dos alunos. Sou a favor da inclusão digital na escola e penso que mais pra frente quem sabe meu filho se interesse em continuar estudando nessa área”.

Marlúcia Gomes de Souza, de 42 anos, mãe de Ana Clara Gomes Ferreira, de 10 anos, comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Minha filha pediu pra fazer o curso e eu a incentivei a participar. É muito bom eles fazerem um bom curso e se a escola e o Sesi estão oferecendo de graça temos que valorizar”, falou. “Ainda não sei nada sobre robótica e estou curiosa. E muito contente de fazer um curso novo”, adiantou Ana Clara antes da aula começar.

Local: Valinhos