21 AGO 2023
CULTURA
Prefeitura de Valinhos busca parceria com a Unicamp para elaborar o Plano de Preservação e Atividades do Museu

Parceria é essencial para projeto a médio prazo de institucionalização

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura, está em busca de parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a elaboração do Plano de Preservação e Atividades dos arquivos existentes no Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Ângelo Pazinatto”, localizado no edifício da antiga Estação Ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro. O imóvel é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (CONDEPHAAT).
O secretário de Cultura, Ricardo do Vale, foi recebido pelo diretor do Centro de Memória da Universidade de Campinas e professor de História, André Paulilo, na última sexta-feira (18). Ele foi acompanhado por membros da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), Sérgio Ferrari e Marcel Pazinatto.
Segundo Ricardo do Vale, o objetivo é organizar o Museu, tanto em relação aos arquivos impressos, quanto aos arquivos que já foram digitalizados, como filmes antigos, por exemplo. “Além disso, queremos colocar em ordem os itens da nossa reserva técnica que está armazenada em um próprio municipal, localizado no bairro Vila Santana. Ela é composta por vários documentos, objetos de artistas da cidade e utensílios antigos que precisam ser classificados”, explicou, ao destacar que essa é uma etapa essencial para o projeto a médio prazo de institucionalização do Museu Municipal.
Com a institucionalização do Museu, Valinhos terá sua memória histórica muito mais organizada e melhor preservada para a divulgação e estudos, atendendo às necessidades sociais e coletiva do município.

O Museu
O Museu Municipal foi inaugurado em outubro de 1996, em virtude da comemoração dos 100 anos da elevação de Valinhos à categoria de Distrito de Paz. Em 2002, foi rebatizado com nome de Museu e Acervo Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”, como homenagem por ocasião do falecimento do fotógrafo, que registrou importantes fatos da história da cidade.
O espaço abarca diferentes temas que fazem parte da história de Valinhos e possui um acervo montado a partir de doações de peças pertencentes ao município, de empresas, da Igreja e, na sua maior parte, pela população, e também da doação de objetos de trabalho e fotografias do fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto.