Ações educativas no trânsito promovidas pela Prefeitura confirmam redução verificada nos últimos dois anos
Levantamento da Secretaria de Mobilidade Urbana de Valinhos aponta queda de 26,3% no índice de infrações de trânsito no 1º semestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro a junho deste ano foram aplicadas 21.721 multas, ante as 29.483 registradas nos seis primeiros meses 2022.
O número confirma a tendência de queda que o município apresenta há dois anos. No ano passado, as multas diminuíram 12% em Valinhos, quando 51.220 infrações foram registradas, sete mil a menos que as 58.255 computadas em 2021.
“Temos ainda muito trabalho pela frente, mas a redução já confirma que estamos caminhando para alcançar um dos nossos principais objetivos, que é transformar o trânsito de Valinhos em exemplo de segurança a ser seguido por outras cidades”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Para isso, além da revitalização da sinalização, a Prefeitura também intensificou nos últimos anos as ações educativas. A campanha nacional Maio Amarelo, por exemplo, foi realizada em vários pontos simultâneos da cidade. Também promoveu minicircuitos, levou óculos simulador de embriaguez à população, panfletagem, palestras em escolas e empresas e credenciamento de estacionamento para uso de vagas especiais.
Nas escolas, a Prefeitura levou, junto com a Polícia Militar (PM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP), o teatro de fantoches do Projeto Bem-te-Vi para mais de mil alunos que aprenderam os princípios básicos de segurança no trânsito. Também colocou agentes no horário de entrada para orientar os motoristas sobre a importância da faixa de pedestres, vagas especiais e também da redução da velocidade próximo as unidades de ensino.
Outro fator atribuído à redução do índice de multas é a Operação Visibilidade, que visa inibir o cometimento de infrações, evitar acidentes e auxiliar na fluidez do tráfego a partir da presença agentes de trânsito em pontos estratégicos da cidade em horários de pico.