30 AGO 2023
Idosos são incentivados a denunciar violência na Terceira Idade
Conscientização foi promovida pela Prefeitura; para denunciar ligue 153 da GCM ou 190 da PM

O Enfrentamento à Violência na Terceira Idade foi tema de palestra promovida hoje pela Prefeitura de Valinhos no Centro de Convivência do Idoso, vinculado à Secretaria de Assistência Social.

A iniciativa é da Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, também vinculada à pasta, e o palestrante foi o presidente da Comissão Especial de Combate a Violência Doméstica da OAB/Valinhos, Antônio de Oliveira Lima Júnior. Para a secretária Flávia Montagnero, ações como essa ajudam a propagar conhecimento e tornam o idoso capaz de conhecer seus direitos e tomar providências. “O idoso merece respeito em qualquer lugar”, defendeu.

“A violência contra o idoso vem crescendo”, alertou o palestrante. No evento foram passadas dicas de como reagir diante de violência doméstica. “Procure a OAB, aproveite a visita de um amigo ou parente para pedir ajuda, ligue para a GCM ou a PM. Quem sofre violência deve aproveitar qualquer oportunidade para falar o que está passando”, acrescentou.

Laudelina Rodrigues Chaves, de 82 anos e moradora do São Bento, não perde nenhum evento do Centro do Idoso. “Sempre tem boas informações e é importante a gente saber mais”, afirmou ela, que faz as atividades na Oficina da Memória, dança de salão e crochê. Frequentadora do serviço há mais de 20 anos, ela tem muita história para contar. “Já fiz um pouco de tudo aqui”, concluiu.