30 AGO 2023
Mulheres aproveitam Ônibus da Mamografia para fazer o exame pela 1ª vez
Mara Lúcia Novaes
Depois de zerar a fila, Prefeitura disponibilizou o serviço sem encaminhamento médico para quem tem 40 anos ou mais

Depois de zerar a fila de espera de mamografia em Valinhos, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, disponibilizou o atendimento por demanda espontânea para mulheres acima de 40 anos no Ônibus da Mamografia, inclusive para aquelas que não possuem o pedido médico.

Mara Lúcia Novaes, de 47 anos, é moradora do bairro Alto da Boa Vista e foi uma das 70 pacientes que realizaram o exame gratuitamente nesta quarta-feira (30).

“Foi a primeira vez. Tenho casos de câncer de mama na família e vim por incentivo da minha cunhada, que viu a notícia pelas redes sociais. Achei muito interessante o fato de não precisar de encaminhamento, porque é o meu caso. Então, vim direto com os documentos e consegui fazer. Foi uma grande oportunidade e o atendimento foi excelente”, disse.

Kátia Cristina Verdó, de 43 anos, moradora do Fonte Mécia, também não tinha o encaminhamento, mas garantiu o exame de prevenção que faz anualmente. “O atendimento foi muito bom, do início ao fim. Vim por questão de precaução, para cuidar da saúde mesmo. Todo ano eu faço”, comenta

O serviço ficará disponível até sexta-feira (1º), das 8h às 16h45, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC), localizado na Avenida dos Esportes, s/n - Vila Olivo. Somente quem tem menos de 40 anos precisa apresentar o pedido médico.

Não é necessário agendar horário. Basta apresentar documento de identificação (RG) e cartão do SUS. No momento do exame, a região das axilas devem estar livres de cosméticos como desodorantes e cremes.

Fila zerada

Durante todo o mês de agosto, o ônibus atendeu mais de 550 mulheres. A ação, somada aos 230 procedimentos mensais realizados na clínica prestadora do município, permitiu que a demanda de mais de 750 pacientes que aguardavam na fila pelo exame fosse suprida.

“Agora, os novos encaminhamentos serão atendidos com a rapidez que a população valinhense precisa e merece”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

Ônibus da Mamografia
Avenida dos Esportes, s/n - Vila Olivo (Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC))
Atendimento até sexta-feira (1º), das 8h às 16h45
Não é necessário agendamento prévio