01 SET 2023
GABINETE DA PREFEITA
SERVIÇOS PÚBLICOS
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
“Valinhos em Ação”: Sábado e domingo tem evento no Pq. das Figueiras para marcar 1º mutirão de serviços

Programação gratuita inclui lazer, música e várias atrações para as famílias da região do Bom Retiro

Neste sábado (2), das 9h às 16h, e neste domingo (3), das 9h às 12h, a Prefeitura de Valinhos promove um grande evento na Praça do bairro Parque das Figueiras para marcar o primeiro mutirão de serviços do programa “Valinhos em Ação”, na região do Bom Retiro.

O endereço da Praça é Rua Olga Pogetti Vieira, próximo à igreja da Comunidade Nossa Senhora das Graças. A programação inclui atendimentos do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais), do Procon, do Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) para tarifa social e de microempreendedor individual, agência virtual e conta por e-mail, e de vários serviços de saúde, incluindo as áreas de odontologia e vigilância epidemiológica. Haverá também o lançamento do projeto de horta comunitária da Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos e da Coordenaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.

Durante o evento ainda serão promovidos o “Cantinho da Leitura”, pela Secretaria da Educação, e a distribuição de mudas e plantio. Os moradores poderão prestigiar também diversas apresentações musicais e, para as crianças, a programação especial conta com brinquedos infláveis, contação de história, pintura facial e distribuição de pipoca e de algodão doce.

Força-tarefa
A força-tarefa de serviços foi realizada durante todo o mês de agosto na região do Bom Retiro, que abrange, os bairros Ortizes, Palmares 2 e Parque das Figueiras. Nesses locais foram executadas diversas melhorias e serviços de zeladoria, pavimentação e limpeza executados simultaneamente pela Prefeitura por quatro semanas.

Neste período foram feitas podas de árvores, manutenção de áreas verdes e plantio de mudas, raspadinha, roçamento e pintura de guias nas vias públicas principais, limpeza de áreas com lixo e entulhos, sinalização, limpeza e manutenção de bocas de lobo, operação tapa-buraco, reparos em calçadas, manutenção e ampliação da iluminação pública, além de pequenos reparos em bancos e alambrados, manutenção e reforma em escolas e varrição de vias.