02 SET 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
“Valinhos em Ação”: Horta comunitária no Pq. das Figueiras marca lançamento do projeto “Verde é Vida”
Ação ocorre em parceria entre as secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos

O projeto “Verde é Vida” foi lançado pela Prefeitura de Valinhos durante o evento de encerramento do mutirão de serviços “Valinhos em Ação”, neste sábado (2), na Praça do Parque das Figueiras. A ação é uma parceria das secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos, e Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres e visa a criação de horta comunitária e cultivo de plantas medicinais nos bairros da cidade, centros comunitários, envolvendo a comunidade local.

A primeira horta do projeto foi inaugurada na Rua Tereza Pogetti, esquina com a Rua Alfredo Honório, em frente à praça principal do Parque das Figueiras, localizada na Rua Olga Pogetti Vieira.

Maria de Lurdes Santos, de 75 anos, mora a poucos metros da horta e conta que as hortaliças serão usadas para consumo da população e para doação. “Os moradores vão criar mais união, um vai ajudar o outro, e também vamos doar para as famílias que necessitam. Cuidar de plantas é igual cuidar de animais, tem que ter amor e respeito”, comenta.

Vanusa Martins Oliveira, de 53 anos, é moradora do Jardim União e foi ajudar na plantação das primeiras mudas. ”É um projeto muito legal e a gente espera que a população ajude a cuidar, porque vai ser muito bom para todo mundo. Já plantamos beterraba, alface, cheiro verde e espinafre, mas temos um projeto de fazer um canteiro de temperos e ervas para chás”, contou.

O projeto “Verde é Vida” incluirá ainda em sua estrutura a promoção de encontros de capacitação aberto para toda a família e doação de mudas pela Secretaria de Serviços Públicos. O objetivo é criar as hortas comunitárias para o consumo próprio das famílias dos bairros.

É importante destacar que o cultivo de hortas comunitárias também proporciona uma alimentação mais saudável, além de ser uma prática de educação ambiental e mobilização social. Além disso, os participantes acabam realizam atividades físicas e lazer.

Local: Valinhos