05 SET 2023
GABINETE DA PREFEITA
Crianças e idosos abrem o desfile a partir das 8h neste 7 de Setembro
Evento volta com variedade de atrações como fuscas, tanque de guerra e fanfarras, além de brinquedos e food trucks no CACC

Após seis anos, Valinhos volta a ter o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro na próxima quinta-feira na Avenida dos Esportes. A abertura será feita às 8h pela prefeita Capitã Lucimara Godoy, que estará com autoridades no palanque próximo ao Obelisco na Praça 500 Anos. Em seguida serão executados os hinos Nacional, da Independência e de Valinhos pela Orquestra Jazz Sinfônica, com entrada das guarda-bandeiras.

A concentração será próximo ao Posto Shell. Após a abertura solene, a primeira apresentação será da Apae, que trará para a avenida uma fanfarra com 60 integrantes, entre crianças, jovens e idosos assistidos. Na sequência, será a vez dos dois grupos de escoteiros - Azimute 373 e Valinhos 252, vestindo seus uniformes acompanhados cada um de sua comitiva com crianças, jovens, pais no apoio e chefia. O primeiro com 50 participantes e o segundo com 80 integrantes. Ambos movimentos trabalham com frequentadores entre 6 anos e meio até 21 anos.

Em seguida será a vez do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), da Secretaria de Assistência Social, que participa com 100 integrantes e traz sua fanfarra recriada com o uso da escaleta, além da presença da rainha e princesa da 3ª Idade, Maria de Fátima Silva e Maria de Fátima Tonon, respectivamente. No mesmo grupo vem ainda o Corpo de Baile e o grupo de Capoeira da Secretaria da Cultura.

O Clube de Desbravadores e Aventureiros, ligados à Igreja Adventista, estará com uniforme de gala da entidade com cerca de 40 integrantes.

Após a passagem das entidades, será a vez das escolas. Primeiro, as municipais, sete delas trazendo fanfarras com mais de 200 alunos. Depois, será a vez do Sesi de Valinhos, que também promete movimentar a avenida com sua fanfarra. Haverá ainda a participação dos alunos das escolinhas esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer.

O público também vai conferir de perto 15 Fuscas e o desfile será fechado pelas Forças Armadas, com a entrada do Exército, com um tanque e 30 soldados; seguida da Polícia Militar (PM), com dez viaturas e 4 motos; e, por fim, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, com oito viaturas, além do pelotão com 60 integrantes. Haverá ainda viatura e caminhão do Corpo de Bombeiros.

ESTRUTURA
Ao longo da via, será colocado gradil para separar o público, além de 10 banheiros químicos e duas ambulâncias, uma na concentração e outra no CACC.

BRINQUEDOS INFLÁVEIS
E FOOD TRUCK'S

O término está previsto para acontecer no CACC, onde a Prefeitura preparou uma estrutura de lazer com brinquedos infláveis, o canil dócil da GCM e food truck.

INTERDIÇÕES
A Av. dos Esportes ficará interditada no trecho entre a Rua Ademar de Barros e o CACC, no sentido bairro-Centro.

As ruas de acesso Dom João VI, Campinas, Rui Barbosa, Guarani e as avenidas Onze de Agosto e Joaquim Alves Corrêa também estarão interditadas a partir das 6h para circulação nos trechos entre as avenidas Independência e Esportes, mas estarão liberadas para estacionamento.

Para orientar os motoristas e pedestres, a Secretaria de Mobilidade Urbana preparou um esquema especial de sinalização, com alertas sobre rotas alternativas. O fluxo de veículos será desviado para a Avenida Independência.