18 SET 2023
Centro de Referência do Autismo de Valinhos inicia atendimento
Serviço inédito da Prefeitura já oferece assistência de equipe multidisciplinar a 60 pacientes

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, começou nesta segunda-feira (18) os atendimentos no Centro de Referência do Autismo. Inicialmente 60 pacientes de todas as idades serão assistidos e o número será ampliado na próxima etapa.

“Estamos entregando um serviço público inédito ao valinhense, enfrentando com coragem mais uma fila de espera que havia em nossa cidade. Os atendimentos de excelência possibilitarão melhoria da qualidade de vida tanto das pessoas com Transtorno do Espectro Autista [TEA] quanto dos seus familiares, garantindo o cumprimento dos direitos e promovendo a inclusão”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

Os atendimentos são prestados por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro) contratado pela Prefeitura.

Em agosto foi realizada uma triagem das pessoas com TEA que aguardam por atendimento na cidade. “Identificamos a complexidade de cada caso e, a partir disso, os pacientes foram encaminhados ao serviço por critério de gravidade”, explicou o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira.

O local oferece atendimento nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia, neuropediatria, terapia ocupacional e fisioterapia. Haverá ainda assistência e atividades para promover a integração com a família dentro do espaço.

Os pacientes terão atendimentos terapêuticos com as devidas especialidades de acordo com a demanda. Serão feitos atendimentos conjuntos com pais e crianças, atendimento e terapia em grupo para pais e cuidadores, avaliação neuropsicológica, terapia ocupacional e treinamento em habilidades sociais em grupo, apoio às famílias, sugestões de intervenções na Educação e lazer e tempo livre com oficinas de práticas esportivas.

Pessoas com suspeita de TEA devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, para posterior encaminhamento às unidades especializadas e continuidade do atendimento.

Serviço:
Centro de Referência do Autismo de Valinhos
Endereço: Avenida Onze de Agosto, nº 196, Vila Clayton
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Contato: (19) 98397-0237 (WhatsApp)