18 SET 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Inéditos, serviços simultâneos do “Valinhos em Ação” melhoram a rotina da população

Moradores do Jd. do Lago e Morada do Sol aguardavam há décadas reformas de calçadas e podas de árvores

A segunda fase do Programa Valinhos em Ação, na região do Jardim do Lago, têm sido elogiados pelos moradores. “Desta vez os serviços feitos pela Prefeitura estão valendo a pena”, afirmou a manicure Márcia Bueno, uma das líderes da Associação do Bairro e vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde.

Residente há 37 anos na Rua Antônia Ângelo Perseguetti, uma das principais vias do bairro, a manicure disse que essa é a primeira ação realizada de forma planejada e que teve, de verdade, resultado satisfatório. “Primeiro eles vieram aqui na área verde, podaram e removeram árvores que apresentavam risco de queda. Agora estão vindo reformar as calçadas e fazer as adaptações de acessibilidade. Era uma reivindicação antiga, de mais de dez anos”, explicou Márcia.

A vizinha, Tânia Silva, complementou que a ação facilitará o acesso das crianças e mães que usam as vias para ir para EMEB Prefeito Jerônymo Alves Corrêa.

Morada do Sol

No bairro Morada do Sol, o morador da Rua Aracy Gonçalves Queiroz Silva, Manoel Aparecido Marques, comentou que está achando ótimo o programa Valinhos em Ação. “Nossa cidade precisa muito dessa força-tarefa de serviços. Moro no bairro desde 1992, nunca vi uma ação igual”, salientou.

Ele é vigilante de escola e nas horas vagas cuida da área verde em frente a sua residência, onde já plantou mudas de manga, acerola e limão. Fez questão de frisar que, “ao término dos serviços de zeladoria, é essencial que os moradores façam sua parte e colaborem para que os espaços públicos sejam mantidos limpos e sem lixo”.

Outra moradora da Rua Aracy Gonçalves Queiroz Silva que está feliz é Joana Ramalho Soares. “Moro aqui há 36 anos e posso dizer que é a primeira vez que vejo nossa área verde ser limpa de forma adequada e completa”, contou, ao se referir aos serviços de roçamento, poda e remoção de árvores comprometidas e retirada dos tocos, galhos e lixo. “Tem uma árvore sendo removida aqui que eu solicitava há décadas”, lembrou.

A força-tarefa de zeladoria e melhorias simultâneas beneficiará nesta fase os moradores de 14 bairros. Além do Jardim do Lago, Maracanã e Panorama, são eles: Parque Florence, Jardim Pacaembu, Santa Cecília, Lorena, Morada do Sol, Vila Pagano, Santo Antônio, Residencial Augusto Valentim Juliato, Jardim São Jorge, Santa Marina e Jardim Valença.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos a previsão de término é no final de setembro. Para o próximo dia 30 está programado um evento de lazer, em local a ser confirmado, para marcar o encerramento da segunda fase do “Valinhos em Ação”.