Mãe de criança de três anos relata que se sentiu "abraçada" no CAV e que a terapia mudará a vida do seu filho
Os serviços oferecidos no Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV), inaugurado segunda-feira (18) pela Prefeitura, já mudam a percepção de futuro para os pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Samanta Arten, moradora do Capuava, é mãe de Gael, de 3 anos, e sabe a diferença que os tratamentos farão no desenvolvimento do seu filho.
“Esperei muito tempo por isso. Morava em São Paulo, onde não tive nenhum apoio dos serviços municipais. Nem mesmo no convênio conseguia atendimento. Então, quando me mudei para Valinhos no início deste ano, me senti totalmente abraçada. No primeiro dia do Gael aqui no CAV, nos sentimos especiais porque não nos olharam como estranhos”, relata.
A expectativa agora é que a terapia mude a vida da criança. “Só uma mãe de autista sabe como é gratificante conseguir atendimento. Eu via que meu filho estava se perdendo cada dia mais, mas hoje eu tenho esperança que ele vai poder crescer e se desenvolver melhor, com alegria e paz”, afirma.
Atendimentos
Nos dois primeiros dias de funcionamento do CAV, aproximadamente 60 atendimentos foram feitos pela equipe multidisciplinar, entre psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta. “Vale ressaltar que cada paciente tem um grau diferente de complexidade e que, a partir disso, é feito o fluxo de atendimento de cada um deles. Já tivemos pacientes que foram nos dois dias e alguns não”, explica o secretário da Saúde, João Gabriel Viera.
Todos passam por atendimentos terapêuticos com as devidas especialidades de acordo com a demanda. São feitos atendimentos conjuntos com pais e crianças, atendimento e terapia em grupo para pais e cuidadores, avaliação neuropsicológica, terapia ocupacional e treinamento em habilidades sociais em grupo, apoio às famílias, sugestões de intervenções na Educação e lazer e tempo livre com oficinas de práticas esportivas.
Pessoas com suspeita de TEA devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, para posterior encaminhamento às unidades especializadas e continuidade do atendimento.
Serviço:
Centro de Referência do Autismo de Valinhos
Endereço: Avenida Onze de Agosto, nº 196, Vila Clayton
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Contato: (19) 98397-0237 (WhatsApp)