25 SET 2023
Altas temperaturas: Defesa Civil alerta sobre os cuidados com a saúde

Hidratação, alimentação leve e evitar atividades físicas em períodos de mais radiação ultravioleta ajudam a amenizar os transtornos

O aumento das temperaturas e a queda da umidade relativa do ar exigem cuidados redobrados com a saúde. O alerta é da Defesa Civil de Valinhos, que chama a atenção em especial para crianças, idosos, gestantes e pacientes com doenças crônicas, pois tendem a ficar desidratados mais rapidamente.

A hidratação, mesmo sem sentir sede, é indispensável. “Procurem também não passar muitas horas sem se alimentar, mesmo se sentir menos fome, mantendo uma alimentação saudável com frutas, verduras e alimentos leves”, aconselha o diretor da Defesa Civil, Marcos Augusto de Paula.

Fazer refeições leves e frias mais vezes ao dia também pode ajudar a enfrentar as altas temperaturas. Preferir ambientes arejados e evitar aglomerações são outras recomendações importantes.

Acessórios como chapéu e óculos escuros, além do uso de roupas leves e de protetor solar devem fazer parte da rotina. O uso de soro fisiológico nos olhos e narinas também ajuda a evitar o ressecamento.

Não fazer exercícios físicos em horários com mais incidência de radiação ultravioleta do sol, das 11h às 17h, e evitar a exposição excessiva ao sol, que pode causar mal-estar e insolação, são outras dicas da Defesa Civil.

Valinhos registrou 39º C no início da tarde desta segunda-feira (25) e a umidade do ar oscilou entre 29% e 32,8%, considerado estado de atenção.