19 OUT 2023
Centro do Autismo: mães já observam evolução no comportamento dos filhos
Vanessa Souza e o filho Thayler
Mais de 800 atendimentos foram realizados no primeiro mês de funcionamento do serviço contratado pela Prefeitura de Valinhos

O Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV), implantado pela Prefeitura no dia 18 de setembro, completou um mês com mais de 800 atendimentos realizados. Os familiares já conseguem perceber a evolução no quadro dos pacientes, como é o caso da Isabel Rodrigues, de 37 anos, mãe da Isadora, de dois anos.

“Ela não interagia com ninguém. Mesmo indo na creche, sempre brincava sozinha nos cantos. Agora, com o acompanhamento que fazemos aqui desde a inauguração, minha filha já interage com outras crianças, com os priminhos e até com pessoas mais velhas. Percebo muita diferença”, compara.

O Thayler, de quatro anos, também já apresentou avanços. “Ele é agitado e um pouco agressivo, então gritava bastante. Depois que começamos a passar aqui ele já não grita tanto e, quando acontece, as profissionais me ajudam a conduzir a situação. Mas ele anda mais calmo, já conversa mais, fala o que gosta e o que não gosta, melhorou demais”, aponta a mãe Vanessa Souza, de 29 anos.

O CAV já tem 60 pacientes e os atendimentos são prestados por intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas (Cismetro), contratado pela atual administração. A triagem dos pacientes foi feita por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde que identificou a complexidade de cada caso antes do encaminhamento.

As especialidades mais recorrentes são psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Além desses, o local oferece ainda atendimento nas áreas de psiquiatria, psicopedagogia, pedagogia, neuropediatria e fisioterapia.

Há ainda assistência e atividades para promover a integração com a família dentro do espaço. São feitos atendimentos conjuntos com pais e crianças, terapia em grupo para pais e cuidadores e treinamento em habilidades sociais em grupo, além de avaliação neuropsicológica e sugestões de intervenções na Educação e lazer e tempo livre.

“Fazemos um trabalho de acolhimento para as famílias, por meio de criação de vínculos e trabalho em grupo e individual. O conjunto entre as terapias das crianças e o acolhimento das famílias é o que vai fazer o desenvolvimento do paciente ser melhor”, explica a psicóloga do CAV, Mara Porto.

O Centro de Referência do Autismo de Valinhos está localizado na Avenida Onze de Agosto, nº 196, Vila Clayton. Em breve novas vagas serão abertas.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos