24 OUT 2023
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Com Valinhos 360, cidadão economiza 7 meses de espera nos processos
Planta de imóveis agora é liberada em 5 dias pela Prefeitura; esses e outros exemplos foram apresentados após 100 dias do programa

Em 100 dias de funcionamento, o programa Valinhos 360 já reduziu drasticamente o tempo de espera por diversos serviços oferecidos pela Prefeitura. Além do fim do papel e do início da tramitação 100% digital de documentos, o sistema implantado pela prefeita capitã Lucimara de Godoy também acabou com a burocracia.

Uma certidão de tributo, emitida pela Secretaria da Fazenda, demandava 15 dias. Depois do Valinhos 360, o tempo diminuiu para três dias, sendo a maioria em um dia útil. Um processo de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que anteriormente levava de quatro a oito meses, hoje é finalizado em até 15 dias.

A análise de plantas de imóveis feita por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, por exemplo, antes demorava até 40 dias para o agendamento do atendimento. Agora, com o sistema “Licença Ágil”, o protocolo é imediato e o documento é emitido em até cinco dias se não tiver pendências.

A publicação de um decreto, por meio da Secretaria de Assuntos Jurídicos, antes exigia deslocamentos em decorrência das secretarias externas para coleta de assinaturas físicas. Agora, com a assinatura digital, o trâmite é feito em um dia.

Esses e outros exemplos foram apresentados nesta terça-feira (24) pela Secretaria de Governo durante encontro com servidores para avaliações do sistema e planejamento das próximas etapas. “Além da eficiência que o Valinhos 360 proporciona para o cidadão e para o funcionamento da máquina pública, o investimento em modernização e tecnologia valoriza e otimiza o trabalho do servidor de carreira”, pontua o secretário Crislânio Lopes.

A prefeita Capitã Lucimara agradeceu o empenho dos servidores na utilização do sistema, que já configura um divisor de águas nos atendimentos das demandas dos munícipes e no próprio funcionamento dos serviços públicos. "Além da eficiência, da transparência e da desburocratização, o mapeamento dos dados a partir dos atendimentos vai direcionar as ações e políticas públicas de maneira precisa e ainda mais assertiva, com efeitos positivos a curto, médio e longo prazo", enfatizou.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos