26 OUT 2023
Com ações reforçadas pela Prefeitura, dengue diminui 84% em Valinhos
Mesmo com a redução, vistorias dos agentes continuam no período noturno e aos finais de semana

Os casos de dengue diminuíram 84% neste ano em Valinhos. Balanço divulgado nesta quinta-feira (26) pela Prefeitura mostra que entre 1º de janeiro a 26 de outubro de 2023 houve 182 registros da doença. No ano passado, no mesmo período, foram 1.137.

Do total deste ano, apenas sete casos ocorreram no segundo semestre. Em setembro, inclusive, o município não confirmou nenhum, assim como em outubro, até o momento.

“Os dados são resultado de um trabalho árduo realizado em conjunto com a população. Nossas ações de combate, atreladas aos cuidados preventivos dos valinhenses, coibiram a proliferação em massa do mosquito transmissor”, afirmou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

Durante todo o ano, a Prefeitura realiza a Busca Ativa de casos suspeitos nas residências. Quando o imóvel está fechado, a visita é feita no período noturno, sempre às terças e quintas-feiras, e também aos sábados pela manhã, duas vezes por mês.

Durante a ação também é realizado o Bloqueio e Controle de Criadouros, que consiste na eliminação de materiais com água parada junto com o morador, para que ele entenda na prática a importância da prevenção.

Além das visitas, a Prefeitura promove a conscientização sobre a importância da prevenção levando estandes informativos a vários pontos da cidade, escolas e empresas, distribuindo folders com informações sobre as doenças graves transmitidas pelo Aedes aegypti que, além da dengue, causa também febre amarela, chikungunya e zika vírus.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos