26 OUT 2023
SERVIÇOS PÚBLICOS
Cemitério de Valinhos deve receber 2 mil visitantes no Dia de Finados
Serviços de manutenção foram intensificados; haverá missas em vários horários no decorrer do dia na capela

Para deixar tudo pronto para a visitação no Dia de Finados, em 2 de novembro, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, intensificou os serviços de manutenção e limpeza no Cemitério Municipal São João Batista. São aguardados dois mil visitantes que também poderão participar de missas celebradas pelas paróquias (veja abaixo a programação das celebrações) na Capela da Ressurreição.

Entre as ações de zeladoria promovidas durante essa semana estão o corte de mato, finalização da concretagem nas áreas das novas valas abertas, varrição e lavagem dos pisos dos corredores e demais áreas de circulação. Já entre segunda e quarta-feira da semana que vem, nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, a Prefeitura dará os retoques finais para que o cemitério possa receber os visitantes que queiram prestar suas homenagens no Dia de Finados.

“Ao contrário dos anos anteriores, quando acabou sendo necessário o fechamento do cemitério por um dia para realização dos serviços de manutenção, este ano estabelecemos um cronograma antecipado de zeladoria a fim de deixar tudo pronto e a tempo, sem interrupção do funcionamento”, informa o secretário de Serviços Públicos, Mário Ivo Mengon.

Segundo o coordenador de infraestrutura urbana, Ederson Alves de Andrade Filho, a recomendação aos visitantes é evitar colocar flores nos túmulos em vasos com água para prevenir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Denque, Zika e Chikungunya. “Dê preferência aos vasos de flores comprados e, neste caso, evite colocar pratinhos com água sob eles para não servirem de criadores do mosquito”, destaca.

Limpeza dos túmulos

A Secretaria de Serviços Públicos informa que as pessoas que atuam na limpeza dos túmulos, conhecidas como lavadeiras, estarão liberadas para realizar o serviço nos dias que antecedem ao feriado, na segunda e terça-feira, 30 e 31.

Já na quarta-feira, dia 1º, a limpeza e lavagem estará exclusivamente liberada para as famílias responsáveis pelos túmulos. Na quinta-feira, no Dia de Finados, não será permitida a lavagem dos túmulos pelas lavadeiras, uma vez que o fluxo de visitantes é intenso. Velórios e sepultamentos serão realizados normalmente.

Veja a programação das missas no Dia de Finados na capela do cemitério municipal:

7h: Paróquia São Cristóvão com Padre Maurício Inácio da Silva;

9h: Paróquia Nossa Senhora das Graças com Padre Luiz Carlos Araújo;

11h: Paróquia Beato São José de Anchieta com Padre Marcelo Oliveira;

14h: Paróquia Sant'ana com Padre Carlos Nascimento;

16h: Paróquia São Sebastião com Padre Jonas Duarte Christal;

Das 7h às 17h: benção dos túmulos.
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos