07 NOV 2023
TECNOLOGIA E QUALIDADE
“Valinhos 360”: fim do papel e agilidade também trazem avanços na rotina dos servidores

Com 29 anos de trabalho na Prefeitura, funcionário público destaca transparência, segurança e sustentabilidade no trâmite dos processos

Além da economia de tempo na vida do valinhense, o “Valinhos 360”, programa implantado pela prefeita capitã Lucimara de Godoy, já impactou positivamente na rotina dos servidores após 100 dias de vigência.

O fim do uso do papel e a agilidade na tramitação dos processos, com 100% dos documentos de forma digital, representa um marco para quem já tem 29 anos de experiência na Prefeitura. O diretor de Departamento de Gestão em Legística, Evandro Regis Zani, aos 51 anos viu a nova ferramenta como um avanço na rotina e, consequentemente, na prestação do serviço público.

“Essa mudança foi extremamente significativa na minha rotina de trabalho. No nosso departamento trabalhamos com edição de Leis e Decretos, que exigem assinaturas dos secretários e da prefeita. Antes, esse procedimento demandava muitos dias mas, com o processo eletrônico, ocorre em única data, o que possibilita mais eficiência, economia e sustentabilidade”, destacou.

A valorização do servidor é outro aspecto. “O Valinhos 360 veio para facilitar nosso trabalho e nos permite acompanhar o andamento dos processos de forma transparente e segura”, atestou.

Evandro relatou ainda que a adaptação ao novo sistema foi tranquila e rápida, pois o programa “é intuitivo e fácil de usar”. O servidor enfatizou também que o investimento em tecnologia é fundamental para modernizar a administração pública e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Antes, uma certidão de tributo emitida demandava 15 dias. Hoje, o tempo diminuiu para três dias, sendo a maioria em um dia útil. Um processo de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que anteriormente levava de quatro a oito meses, agora é finalizado em até 15 dias.

A análise de plantas de imóveis antes demorava até 40 dias para o agendamento do atendimento. Agora, com o sistema “Licença Ágil”, o protocolo é imediato e o documento é emitido em até cinco dias se não tiver pendências.