27 NOV 2023
Ônibus da Oftalmologia atende pacientes sem agendamento prévio nesta semana
Consultas e exames estarão disponíveis para demanda espontânea até quinta-feira (30); fila de espera já foi reduzida em 94%

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (27) o atendimento por demanda espontânea no Ônibus da Oftalmologia. Munícipes que não possuem o pedido médico serão atendidos até quinta-feira (30) e sem necessidade de agendamento.

É o caso da Sonia Aparecida dos Santos, moradora do bairro Jardim Centenário. “A gente precisa muito disso. Não passo com oftalmologista há um ano e eu já estava precisando, pois tenho que acompanhar um problema no olho que já até operei”, conta.

O ônibus está estacionado no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) e atenderá até quinta-feira (30), das 7h às 16h, com exceção de quarta-feira (29), quando o expediente será encerrado às 14h. O atendimento por demanda espontânea é feito por ordem de chegada, com limite de 120 senhas por dia.

A Secretaria da Saúde reforça que somente moradores de Valinhos serão atendidos. Além do documento de identificação, também é necessário apresentar o comprovante de residência.

Redução da fila

Ao mesmo tempo, os agendamentos dos pacientes que já aguardavam por atendimento na rede municipal continuam sendo feitos e o objetivo é atender totalmente a demanda reprimida. Desde o início da ação já foram agendados 1.882 pacientes e realizados cerca de 5,2 mil exames, entre refração, mapeamento de retina, tonometria e biomicroscopia. O número representa redução de 94% da fila de espera.

“É importante ressaltar que das 2 mil pessoas que aguardavam na fila, nós já agendamos mais de 1,8 mil e o restante já está marcado para comparecer até quinta. No entanto, 1.535 realmente compareceram à consulta. Nós abrimos a demanda espontânea justamente para dar outra oportunidade a quem faltou e até mesmo aos pacientes que não conseguimos contato para agendar. Por isso, é tão importante manter os telefones atualizados na unidade de saúde”, explicou o secretário da Saúde, João Gabriel Vieira.

Ônibus da Oftalmologia
Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC)
Endereço: Av. dos Esportes, s/n, Vila Olivo
Atendimento: até quinta-feira (30), das 7h às 16h, com exceção de quarta-feira, com encerramento às 14h.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos