18 DEZ 2023
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Dignidade Menstrual: Prefeitura inclui absorventes na cesta básica para 300 famílias vulneráveis
 Medida em vigor desde o mês passado ganhou reforço com a doação feita pela empresa Pieralisi e a Associação de Engenheiros da Sabesp

A Prefeitura de Valinhos inseriu absorventes femininos na cesta básica entregue mensalmente a 300 famílias cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A medida atende a Lei Municipal nº 6246/2022 do vereador Marcelo Yoshida. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (18) pela prefeita Capitã Lucimara de Godoy na sede do Fundo Social de Solidariedade, onde a empresa Pieralisi e a Associação de Engenheiros da Sabesp (AESabesp) doaram 121 pacotes de absorventes.

“Muitas meninas deixam de ir à escola porque não têm condições de usar ou trocar o absorvente. Muitas mulheres se veem obrigadas a negligenciar a própria higiene, a própria saúde, porque não têm o item básico que contempla o ciclo natural do seu próprio organismo. Por isso, é um tema de saúde pública, além da assistência social”, declarou a prefeita.

A Pieralisi iniciou a campanha há um ano em Louveira, onde está situada. Agora, Valinhos é a primeira cidade a receber a doação fruto da parceria com a AESabesp Saneamento para atingir mais mulheres no Estado.
Estela Testa, CEO da empresa, mencionou uma pesquisa com 79.036 jovens, sendo que 19.759 relataram que convivem com a dificuldade de acesso ao item de higiene. “Ou seja, exatos 25%. Isso nos sensibilizou”, acrescentou.

Conforme a diretora social Maria Aparecida Silva de Paula da AESabesp a adesão à iniciativa possibilita a ampliação da campanha. “Queremos em 2024 levar também informações às escolas por meio de palestras e estamos abertos às doações da população para colaborar com uma causa simples, mas que traz constrangimento à meninas e mulheres”, avaliou, lembrando a implicação do tema com outros assuntos, como meio ambiente e recursos sanitários.

O vereador Marcelo Yoshida, autor do projeto de promoção de dignidade feminina, explicou que a iniciativa surgiu de sua vivência nas escolas, onde é professor. “As faltas das alunas prejudicam seus rendimentos. No fundo, isto é não ter acesso integral à Educação, o que significa não ter as mesmas condições de um menino”, comparou.

As doações foram entregues ao Fundo Social e os pacotes de absorventes serão inseridos nas cestas básicas entregues à população cadastrada. “Faremos contato com a Secretaria da Educação para que possamos também disponibilizar às alunas”, adiantou o diretor do Fundo Social, Fábio Cuono.

Roda de Conversa

O evento terminou com uma roda de conversa com a advogada e integrante do grupo Mulheres do Brasil de Valinhos, Bruna Gasola; do presidente da OAB/Valinhos, Fabrício Simone; e da responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres, Marilene Santos. Estiveram presentes ainda no evento a chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, representantes das secretarias da Saúde e da Educação e o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Readir Toledo Genari.