10 JAN 2024
AGRICULTURA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
TURISMO
Festa do Figo e Expogoiaba de Valinhos é fonte de renda garantida para os agricultores da região
Foto Noticia Principal Grande
O produtor de Figo Roxo, em Valinhos, Aparecido Florian, vende o fruto há mais de 30 anos no evento.
Evento reunirá 34 estandes de vendas com ampla variedade de frutas como atemoia, pitaya, figo da índia, seriguela, uva, figo e goiaba branca e vermelha

Além de ser um grande atrativo de lazer, a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos é uma importante fonte de renda para os agricultores da região. Os produtores aguardam ansiosamente cada edição para vender toneladas de deliciosas frutas durante as três semanas de festejos.

O agricultor Aparecido Florian, de 66 anos, produtor há mais de 50 anos de Figo Roxo no bairro Frutal, em Valinhos, é um dos que mais aguardam a realização da festa. Já participou de, ao menos, 30 edições, sendo inclusive premiado diversas vezes pela qualidade do fruto, sempre com a expectativa de bons negócios.

“Digo que se parar o evento não vai mais compensar nossa família ir para a lavoura. É durante as três semanas da festa que mais temos lucro, pois é quando a gente consegue vender boa parte da nossa safra e direto para os visitantes”, conta Aparecido, que espera vender pelo menos 1,2 mil caixas do fruto, com 24 unidades cada.

Também estrela da festa, a goiba, terá como um dos representantes a família de Elinton Teatin, produtores em Campinas, em um sítio no bairro Saltinho, na divisa com Valinhos. “Oferecemos no evento a goiaba tailandesa, aquela gigante, desde 2014. A expectativa para esse ano também é de boas vendas”, acredita.

Variedade em frutas

Outro produtor que não abre mão de vender suas frutas no evento é Leonardo Mariano Bispo, de 33 anos. No estande da família serão oferecidas pitayas, produzidas no sítio localizado no bairro Alpinas.

“Em média conseguimos vender 3 mil quilos da fruta na festa. Mas neste ano, em razão do clima, a produção antecipou e teremos menor quantidade para oferecer no evento. Mesmo assim, temos expectativa de vender ao menos uma tonelada para os visitantes. A gente consegue vender a fruta para o consumidor final, com um retorno financeiro muito bom”, explica Leonardo.

A uva também muito procurada pelos visitantes e é produzida pela família do agricultor Lucas Strabello, de Louveira que aprendeu o ofício com o pai Sebastião Strabello, de 66 anos. “Estamos no evento há mais de 30 anos e a atual expectativa é alta, inclusive estaremos com duas bancas porque há uma procura muito grande. Nossa fruta vende muito bem na festa. Em 2023, por exemplo, vendemos 2,5 toneladas da fruta e agora em 2024 esperamos dobrar essa quantidade”, diz Lucas que oferece caixas com 2,5 ou 5 quilos da fruta.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos