11 JAN 2024
AGENDA CULTURAL
CULTURA
Festa do Figo e Expogoiaba: um evento criado pela população e o mais querido da cidade
Figo é a flor em forma de fruta; Valinhos é a 1ª no mercado nacional de produção de figo de mesa e a maior produtora de goiaba de mesa no Estado de São Paulo
Você sabia que a Festa do Figo consta oficialmente no calendário de Valinhos desde 1949? O evento surgiu pelas mãos do então padre Bruno Nardini, para a construção da nova Matriz São Sebastião, e contou com a força da população.

O padre chegou à cidade em 1939 e, informalmente, a festa surgiu em 1940, época de construção da nova igreja Matriz de São Sebastião, que fica na região do município. Como forma de divulgação do figo roxo, o principal produto da cidade já naquela época, Nardini mobilizou agricultores e moradores para ajudar na realização de quermesses. O objetivo era angariar fundos à construção da igreja, que homenageia o padroeiro da cidade e que hoje é uma das mais lindas construções de Valinhos.

Durante sua evolução, o evento foi realizado em vários locais, sempre agregando mais novidades. Até que a partir de 1976 a festa foi para o atual recinto do Parque Municipal de Feiras e Exposição.

Com a morte do padre Bruno Nardini, em 25 de outubro de 1981, o recinto da festa passou a ser denominado Parque Municipal de Feiras e Exposição Monsenhor Bruno Nardini, exibindo na entrada o seu busto de bronze, numa representação de boas-vindas.

Curiosidade
Em 1955, com o atraso da safra de figo, a festa começou em 21 de janeiro, um dia depois do Dia do Padroeiro da cidade, que é São Sebastião. E foi aí que a fruta se juntou com a goiaba, surgindo a 1ª Expogoiaba, já que Valinhos era também o maior produtor brasileiro da fruta.

Figo
Apesar de ser popularmente conhecido como uma fruta, o figo é, na verdade, uma flor invertida, que floresce internamente.
Em 1901, as primeiras mudas de figo vieram da Itália por iniciativa de Lino Busato, plantadas em sua chácara na esquina das Ruas Campos Salles com a Carlos Gomes, tornando-se comercial em 1910, o que faz Valinhos conhecida nacionalmente como a Capital do Figo Roxo.

A cidade, inclusive, é a 1ª no mercado nacional de produção de figo de mesa e, também, a maior produtora de goiaba de mesa no Estado de São Paulo.

Goiaba
Em janeiro de 1954, as primeiras famílias japonesas, os Hirayama e os Yonemura, mudaram-se para o bairro Macuco. Nos meses seguintes, outras famílias se mudaram para o local, formando a então pequena colônia japonesa da cidade, que se dedicou ao cultivo do tomate.

Como não era uma fruta rentável, os produtores diversificaram a produção e introduziram a goiaba, com produção que cresceu em Valinhos e se tornou uma das frutas mais produzidas e comercializadas do munícipio.

Serviço
A 73ª Festa do figo e 28ª Expogoiaba começa nesta sexta-feira (12), com cerimônia de abertura às 14h, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini.

Em sua versão de 2024, a presença do valinhense e dos turistas dará o dinamismo à festa, que traz nove grandes shows, com a gostosura de 120 toneladas de figos, goiabas e outras frutas, além dos doces de frutas, sempre regada a muitas novidades gastronômicas e atrações variadas.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo