12 JAN 2024
GABINETE DA PREFEITA
SEGURANÇA PÚBLICA
Mais segurança: Programa Olho Vivo completa um ano em Valinhos com resultados positivos
Crédito: Michel Lodis (PMV)
Cidade é monitorada 24h com mais de mil câmeras; balanço mostra efetividade das ações
Valinhos é hoje considerada a 3ª cidade mais segura do Brasil não é à toa. Estar entre os municípios mais seguros no território nacional é reflexo de vários investimentos contínuos que têm sido feitos pela Prefeitura de Valinhos em programas e ações que focam a manutenção e preservação da segurança pública da cidade.

Entre eles está o programa Olho Vivo, que completa um ano de existência nesta sexta-feira, dia 12, e que tem, atualmente, 1.021 câmeras instaladas no município. Juntas formam uma espécie de ‘muralha digital’, com monitoramento 24h de toda a cidade e que já contribuiu com a detenção de 18 pessoas, nove delas procuradas pela Justiça e nove praticando crimes na cidade. Também já ajudou na identificação de 325 veículos implicados em situações judiciais.

O Centro de Operações e Inteligência (COI) é parte fundamental do programa. Ele promove a integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais: Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, utilizando alta tecnologia e inteligência artificial como ferramentas auxiliares. O COI ainda permite a integração de informações com 34 cidades do Estado de São Paulo que também utilizam o mesmo conceito digital de segurança pública.

“Valinhos já é referência nacional em segurança. Juntamente ao profissionalismo de nosso efetivo, o COI, de onde é feito o monitoramento da cidade, veio a somar e torna o combate à criminalidade ainda mais assertivo”, disse a prefeita da cidade, Capitã Lucimara Rossi de Godoy.

Além de oferecer informações sobre veículos roubados e furtados registrados em qualquer ponto do Brasil, o COI alerta as forças de segurança do município sobre proprietários de veículos que estejam com mandado de prisão em aberto e outros eventos que podem ser criados pela equipe de inteligência, além de analisar fluxos veiculares e eventos em tempo real.

Dados

Durante o período de janeiro a dezembro do ano passado, foram contabilizados 34.997.923 veículos que passaram pelo ‘Olho Vivo’. Dos 325 veículos implicados em situações judiciais, 14 foram carros de ação criminosa, 247 veículos de pessoa procurada, três de proprietário foragido e 61 de proprietário procurado.

O roubo e furto também foram combatidos ostensivamente na cidade pelo monitoramento, com captação de informações sobre 199 veículos, sendo 151 alarmes de veículos com informação de furto e 48 de roubo.

“Foram detectados ainda 297 veículos associados a ocorrências”, especificou o secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva. Destes, 59 veículos apareceram citados ou suspeitos em ocorrências, assim como 213 estiveram envolvidos nas ocorrências. O monitoramento também registrou 20 veículos suspeitos de clonagem e cinco foram recuperados de crime.

O trabalho integrado permitiu ainda que a Guarda Civil Municipal (GCM) atendesse 7.222 solicitações. A maioria por perturbação do sossego, com 3.388 ocorrências. Em 2º lugar ficou a averiguação de indivíduo suspeito, com 2.216 abordagens. No ranking destes atendimentos aparece ainda a infração ambiental, com 308 ocorrências e 31 casos de pichação.

Aplicativos e câmeras

Outra novidade da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania no período foi a criação e disponibilização do aplicativo Alô GCM. “É um aplicativo para atendimento de deficientes auditivos que precisam entrar em contato com a GCM, em função de alguma ocorrência ou situação. Dá mais liberdade para que possam se comunicar conosco de forma rápida e efetiva”, acrescentou o secretário.

A pasta criou ainda o botão SOS Cidadão, já com 177 cadastros, divididos em 135 em escolas, 21 para os vigias e 21 de mulheres em situação de risco.
Das 1.021 câmeras instaladas no município, 989 câmeras são de circuito fechado de TV (CFTV), instaladas em prédios públicos; e 32 câmeras são de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR - leitura de placas) instaladas em vias públicas, que somadas às câmeras que existentes saltam para o total de 47.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo