Os alunos do curso gratuito de Salgado Assado, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Prefeitura de Valinhos, são orientados para a produção artesanal, capacitando para o mercado de trabalho ou somente para o preparo de uma farta mesa aos familiares.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai), os participantes aprenderam na tarde desta terça-feira (6) a fazer rosca salgada e fatia húngara com uma única massa.
A apostila dada aos participantes do curso é recheada de receitas, como a esfirra aberta e fechada, fogazza, pão de batata, pastel de forno, torta de frango e muitas outras.
A moradora do Macuco, Sônia Regina Zeolo Torrezin, já traça planos para levar sua produção para o mercado valinhense. “A ideia é fazer em casa, mas tentar comercializar. O que a gente aprende aqui é suficiente para dar segurança para fazer uma renda extra”, garantiu. Para ela, o curso traz muitos aprendizados. “É muito útil”, acrescentou.
Já a moradora do Jardim Paraíso, Maria Vanda Lima Ruiz, espera mesmo é surpreender os familiares com uma mesa farta e variada, mas com muita economia. “Recebo muita gente em casa, da família, da irmandade. Quero surpreender com minhas receitas”, confirmou. Segundo ela, o professor é muito bom e a apostila tem várias receitas. “Eu já aprendi muito aqui”, disse.
A cozinha industrial do Fundo Social está sob o comando do professor do Senai, o chefe de cozinha Primo Melaré. “Aqui elas aprendem todo o processo de manipulação, desde as boas práticas até rever todos os ingredientes, mas principalmente os métodos para a produção artesanal ou para comercializar”, adiantou o professor.
Segundo ele, quem optar em empreender na área alimentícia não terá dificuldades. “No curso é aprendido técnicas, que vão da teoria à prática”, definiu.
O aprendizado não é limita ao preparo das receitas. Durante o processo, o professor explica sobre a higienização na cozinha, cuidados com o meio ambiente e desperdício, análise do material usado, como a farinha e a variedade existente, armazenamento e descarte de produtos, tipos de contaminação, utilização adequado de equipamentos, como forno industrial, entre outros.
Ao término do curso, os participantes terão certificado.