07 FEV 2024
FUNDO SOCIAL
Curso gratuito de Salgado Assado do Fundo Social prepara para produção artesanal
Treinamento terá certificado
Os alunos do curso gratuito de Salgado Assado, oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), da Prefeitura de Valinhos, são orientados para a produção artesanal, capacitando para o mercado de trabalho ou somente para o preparo de uma farta mesa aos familiares.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai), os participantes aprenderam na tarde desta terça-feira (6) a fazer rosca salgada e fatia húngara com uma única massa.

A apostila dada aos participantes do curso é recheada de receitas, como a esfirra aberta e fechada, fogazza, pão de batata, pastel de forno, torta de frango e muitas outras.

A moradora do Macuco, Sônia Regina Zeolo Torrezin, já traça planos para levar sua produção para o mercado valinhense. “A ideia é fazer em casa, mas tentar comercializar. O que a gente aprende aqui é suficiente para dar segurança para fazer uma renda extra”, garantiu. Para ela, o curso traz muitos aprendizados. “É muito útil”, acrescentou.

Já a moradora do Jardim Paraíso, Maria Vanda Lima Ruiz, espera mesmo é surpreender os familiares com uma mesa farta e variada, mas com muita economia. “Recebo muita gente em casa, da família, da irmandade. Quero surpreender com minhas receitas”, confirmou. Segundo ela, o professor é muito bom e a apostila tem várias receitas. “Eu já aprendi muito aqui”, disse.

A cozinha industrial do Fundo Social está sob o comando do professor do Senai, o chefe de cozinha Primo Melaré. “Aqui elas aprendem todo o processo de manipulação, desde as boas práticas até rever todos os ingredientes, mas principalmente os métodos para a produção artesanal ou para comercializar”, adiantou o professor.

Segundo ele, quem optar em empreender na área alimentícia não terá dificuldades. “No curso é aprendido técnicas, que vão da teoria à prática”, definiu.

O aprendizado não é limita ao preparo das receitas. Durante o processo, o professor explica sobre a higienização na cozinha, cuidados com o meio ambiente e desperdício, análise do material usado, como a farinha e a variedade existente, armazenamento e descarte de produtos, tipos de contaminação, utilização adequado de equipamentos, como forno industrial, entre outros.

Ao término do curso, os participantes terão certificado.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo