23 FEV 2024
SERVIÇOS PÚBLICOS
Cuidado com o verde: plantios compensam podas e remoções de árvores doentes
Plantio no Jardim São Marcos

Quase 2 mil mudas foram plantadas no Jardim São Marcos e Novo Milênio

A Prefeitura de Valinhos vem realizando vários plantios de árvores nativas em áreas verdes públicas com ausência de vegetação. A ação visa compensar podas e remoções de espécies doentes, que vêm sendo realizadas em alguns pontos da cidade. É válido destacar que todas as árvores que passam por intervenções têm previamente uma avaliação e emissão de laudo técnico por engenheiro agrônomo.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos recentemente foram plantadas mil árvores no sistema de lazer no Jardim São Marcos e outras 450 em área verde do Jardim Novo Milênio. Entre as espécies estão cedros, jequitibás, ipês, ingás e aroeiras.

Além do plantio, a ação da Secretaria de Serviços Públicos inclui acompanhamento das mudas e manutenção periódica, evitando ataques de formigas e demais insetos, mantendo o solo úmido e com mato baixo, substituindo as mudas que não prosperarem por outras.

MUDAS DISPONÍVEIS

O Viveiro Municipal, da Secretária de Serviços Públicos, fornece mudas de plantas aos moradores de Valinhos interessados em realizar plantios. A retirada pode ser feita na Rua Americana, nº 490, no Jardim Imperial.

Cada munícipe pode retirar até cinco mudas específicas para arborização urbana, escolhendo entre as seguintes espécies: Ipê-branco, Ipê-amarelo, Cambuci, Pau-brasil, Oiti, Aroeira-pimenteira, Jabuticaba, Pitanga, Resedá, Aroeira-salsa e Ipê-roxo.

Além de doar as mudas, a Secretária de Serviços Públicos orienta a espécie adequada a cada local. “A muda correta para frente de cada casa vai depender da largura da calçada, da fiação, de estruturas próximas, e de outros fatores, mas explicamos ao morador conforme a sua busca e necessidade aqui na secretaria”, disse o secretário da pasta, Mario Ivo Mengon.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo