13 MAR 2024
SAÚDE
Alunos da rede municipal de Valinhos serão agentes multiplicadores no combate à dengue
Formação dos alunos integra ações do recém-criado Comitê de Enfrentamento à doença
Conscientizar as crianças para que sejam agentes multiplicadores do conhecimento. Essa é uma das metas da Prefeitura de Valinhos no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças relacionadas à picada do inseto, como a zika vírus e chikungunya.

A partir dessa semana, diretores e coordenadores, além de alunos da rede municipal de ensino, vão receber uma formação especial, para dissiparem informações de prevenção à dengue e atuarem como agentes multiplicadores de combate à doença dentro e fora de casa para eliminação dos criadouros.

“O objetivo é reforçar a necessidade de tratarmos sobre a prevenção e combate à dengue nas escolas. Envolveremos ainda todos os coordenadores de ensino e alunos das unidades para serem treinados nessa tarefa. Queremos que a rede de Educação contribua ativamente para despertar nas crianças e adolescentes essa consciência de ajudar tanto na busca ativa ao mosquito como no trabalho de prevenção, para que sejam verdadeiros fiscais da dengue”, disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, durante reunião virtual com os diretores das unidades municipais de educação, realizada na terça-feira (12).

Primeiro encontro

Nesta quinta-feira (14) haverá uma reunião entre os coordenadores das unidades escolares, agentes da Saúde ligados aos departamentos de Vigilância em Saúde e de Vigilância em Zoonoses, e uma comissão de alunos para darem início à capacitação na rede.

“Queremos contar com os alunos das escolas municipais no combate à proliferação do inseto e contaminação da população. Essa, inclusive, é uma das metas do recém-criado Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses, que acompanha e estabelece estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses”, disse o secretário de Educação, William Leite da Silva.

Comitê

O Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses foi criado nesta terça-feira (12) para acompanhar e estabelecer estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses. É resultado de reunião conjunta convocada feita pela prefeita Capitã Lucimara, com a participação do presidente da Comissão Permanente de Higiene e Saúde da Câmara Municipal de Valinhos, Alexandre Japa; do vereador e membro da comissão, Marcelo Yoshida; do representante da Santa Casa de Valinhos, Fernando Pozzuto; do secretário e diretoras da Secretaria de Saúde; e dos secretários das pastas de Assuntos Jurídicos, Governo, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A intenção da criação do comitê é formalizar a ampliação das medidas de enfrentamento, além de estudar conjuntamente os próximos passos a serem adotados pelo município, bem como se a cidade acompanhará o Estado e a região na situação de emergência.

Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo
Local: Valinhos-sp