16 MAR 2024
Dia de D de Combate à Dengue: Valinhos promove ações em vários pontos da cidade
Medida segue recomendação Grupo de Vigilância Epidemiológica da região de Campinas

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou neste sábado (16) um mutirão de combate à dengue. A ação teve início às 8 horas, em frente ao Paço Municipal, com a entrega de dois novos veículos para uso nas ações de enfrentamento à doença. Depois, as frentes de trabalho foram divididas para ações de conscientização nas regiões Centro, São Cristóvão, Vila Angeli e Jardim São Marcos.

Na região Central foi montada uma tenda no Largo São Sebastião, onde os agentes de Saúde puderam compartilhar informações com a população, alertando sobre o perigo da doença e como eliminar o mosquito Aedes aegypti. No terminal rodoviário a equipe também esteve presente fazendo esse mesmo trabalho. Nos dois espaços – e também no CACC e ruas da região Central – foram realizadas a entrega de materiais informativos e feitas orientações aos cidadãos.

“A maneira mais eficaz e comprovada de combate à doença é a eliminação de criadouros. Todos devem olhar seus quintais, verificar seu próprio imóvel. Se existe ali algum material que possa estar com água parada, elimine imediatamente”, disse o secretário de Saúde, João Gabriel Vieira, durante a ação.

Na Avenida Paulista (sentido Centro) e na Avenida Don Nery com a Avenida Tiradentes foram realizadas blitz educativas, com a exibição de faixas e entrega de materiais de conscientização aos motoristas.

A equipe também fez a entrega de materiais educativos em semáforo da Rua Paulo Setúbal, na Avenida Onze de Agosto com Avenida Rigesa, e na região do Jardim São Marcos. A Guarda Civil Municipal ainda realizou neste sábado (16) a busca ativa com o auxílio de drone. Foram monitoradas as áreas próximas à Santa Casa de Valinhos, incluindo as regiões do Colina dos Álamos, Lausanne, Chácara Flora, Parque Nova Suíça e Vila Angeli.

Participaram do mutirão representantes de todas as secretarias municipais, DAEV e Valiprev. A Secretaria de Saúde esteve com 12 agentes para orientar e coordenar as abordagens. A Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e a Secretaria de Mobilidade Urbana também deram apoio às atividades.

A cidade totalizou neste sábado (16) 1.371 casos positivos da doença.

Cata-bagulho

A Prefeitura de Valinhos também anunciou nesta semana a Operação Cata-Bagulho, que ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (18), iniciando por três bairros: Parque Portugal, Parque das Colinas e Frutal. Geralmente promovida no segundo semestre do ano, a ação foi antecipada atendendo à solicitação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses, para auxiliar no combate à dengue.

No total o cronograma da Operação Cata-Bagulho 2024 somará 15 semanas até o fim do mês de junho. Serão contemplados 151 bairros, além do Centro de Valinhos. O recolhimento nos bairros da primeira semana – Parque Portugal, Parque das Colinas e Frutal – será realizado até o próximo dia 21.

Já a segunda semana do cronograma corresponde à última do mês de março, entre os dias 25 e 28, e vai abranger nove bairros: Jardim Nova Espírito Santo, Cocais, Capuava, Fonte Mécia, Jardim Centenário, Jardim Maria Rosa, Ana Carolina I, Ana Carolina II e Residencial Água Nova.

Educação

A partir da próxima semana, as Secretarias de Educação e Saúde intensificarão as ações de conscientização dos alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é instigar e transformar os estudantes em verdadeiros agentes de combate à dengue.

Os estudantes também receberão material educativo da Secretaria da Saúde. As ações de conscientização contam com o apoio dos Departamentos de Vigilância em Saúde e de Vigilância em Zoonoses.

Comitê

Valinhos criou na última terça-feira (12) o Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses. O grupo acompanha e estabelece estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses, além de ampliar medidas de enfrentamento à doença.

Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo