19 MAR 2024
DAEV
DESENVOLVIMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE
EDUCAÇÃO
Dia Mundial da Água: Prefeitura e DAEV promovem atividades com alunos da rede municipal
Cerca de 100 estudantes participarão de um plantio coletivo de mudas no Beira Rio
O Dia Mundial da Água, comemorado na próxima sexta-feira (22), será marcado por uma ação de conscientização em Valinhos. O Núcleo de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) e pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura, promoverá uma manhã de atividades para os alunos da rede municipal.

Cerca de 100 estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª Alice Sulli Nonato participarão de um plantio coletivo de mudas na Área de Preservação Ambiental (APA) no Residencial Beira Rio. O objetivo é explicar a importância das árvores na recuperação de lençóis freáticos.

Os alunos também serão conscientizados sobre o uso racional da água através de cartilhas educativas disponibilizadas pelo DAEV. Eles aprenderão como a água tratada chega nas residências e as formas de poupá-la no dia a dia, como no momento de regar as plantas, lavar o carro, tomar banho e escovar os dentes, por exemplo.

As crianças partirão da escola às 7h30 em caminhada até a área do plantio, observando os aspectos do ambiente durante o percurso. A ação será escoltada pelo Grupamento de Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM), o Patrulheiro Amigo da Escola (PAE), e também pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

Contação de história

Na última semana, os alunos participaram de uma atividade de contextualização ao plantio que será feito em celebração ao Dia Mundial da Água. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, com o apoio da Educação, promoveram um momento de contação de histórias e explanação sobre a importância da cobertura arbórea na área de preservação ambiental.
Fonte: Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV)
Autor: Seção de Imprensa e Relações Públicas do DAEV
Local: Valinhos