26 MAR 2024
Dengue: 28 agentes comunitários somam à equipe de combate à doença

Contratados por processo seletivo, eles foram remanejados para a Equipe de Combate às Endemias, diante do decreto estado de emergência

A equipe de Combate às Endemias da Prefeitura de Valinhos passou a contar nesta terça-feira (26), com 28 agentes comunitários. Contratados por processo seletivo, os agentes inicialmente atuariam no Programa Saúde da Família, nas regiões do Jardim São Marcos e Parque Portugal. No entanto, diante do decreto de estado de emergência no âmbito da saúde pública em razão da situação epidemiológica da doença no município houve o remanejamento. Até nesta terça-feira o município já soma 1.738 positivos para dengue.

Segundo a Secretaria da Saúde, os agentes foram capacitados entre os últimos dias 18 e 22, para acompanhar a equipe de Combate às Endemias. Eles passam atuar nas ruas no combate ao mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti.

DECRETO

A Prefeitura de Valinhos decretou no último dia 21 estado de emergência. A medida foi publicada na edição extra dos Atos Oficiais, por meio do Decreto n° 12040/2024, e se refere à adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento do número de casos de arboviroses no Município de Valinhos, que chegou aos 1.642 casos confirmados da doença. No Brasil, já são quase 2 milhões de casos.

O estado de emergência garante mais agilidade e flexibilidade nas medidas de combate à dengue, como compras de insumos, medicamentos e contratações de serviços. Outras nove cidades também decidiram pela adoção desta medida de combate à doença pelo na região de Campinas. São elas: Artur Nogueira, Campinas, Holambra, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Vinhedo, Louveira e Itapira.

AÇÕES

Valinhos criou também no último dia 12 o Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses. O grupo acompanha e estabelece estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses, além de ampliar medidas de enfrentamento à doença.

A Secretaria está com várias ações para conter o avanço da dengue, como bloqueios mecânicos de casos suspeitos de dengue, com eliminação de criadouros; busca ativa; nebulização em bairros, além do aumento de médicos na UPA, ampliação da recepção da unidade, com tenda de atendimento, aquisição de materiais e insumos; e a descentralização do atendimento com a disponibilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Bom Retiro, Jardim Paraíso e São Marcos, no período das16h às 18h30, de segunda a sexta-feira, para que possam receber pacientes sem a necessidade de agendamento e realizar testes de dengue.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo