26 MAR 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
GCM de Valinhos participa do 2º Encontro Nacional do Programa Guardiã Maria da Penha
Evento reuniu mais de 400 pessoas

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos participaram do 2º Encontro Nacional do Programa Guardiã Maria da Penha. O evento aconteceu no último dia 19, foi realizado em Vinhedo e abriu o 1º dia do IX Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, com foco no combate à violência doméstica. A ação reuniu mais de 400 pessoas.

No encontro foram realizadas palestras e debates sobre o tema combate da violência contra a mulher, com a participação de psicólogos, agentes da assistência social, conselhos da mulher, advogados, promotores de justiça e palestrantes do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

O 1º Encontro Nacional do Programa Guardiã Maria da Penha nasceu em Valinhos em outubro do ano passado. A iniciativa motivou outros municípios a realizarem as próximas edições, começando por Vinhedo que sediou esse 2º encontro, com o apoio das cidades de Valinhos, Serrana e Curitiba.

Congresso

O Congresso teve duração de três dias: 19, 20 e 21 de março. Além do Programa Guardiã Maria da Penha, também abordou outros assuntos, como a gestão de convênios de segurança nas esferas estadual e federal, a diversidade racial e de gênero, planos municipais de segurança, plano de carreira e aposentadoria e a integração entre segurança pública e escola.

Estiveram presentes guardas municipais de vários estados como Bahia, Alagoas, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: VALINHOS - SP