10 ABR 2024
Câmeras de monitoramento chegam a 100% das escolas de Valinhos
Sistema de segurança Olho Vivo, implantado pela atual administração, foi ampliado para todas as unidades de ensino da rede municipal
A Prefeitura de Valinhos expandiu o sistema Olho Vivo e agora todas as creches e escolas municipais contam com câmeras de monitoramento 24 horas.

“Valinhos já é a terceira cidade mais segura do Brasil, mas o nosso trabalho não para. Instalamos câmeras nas 50 unidades de ensino, que agora são monitoradas de maneira ininterrupta”, enfatiza a prefeita Capitã Lucimara de Godoy.

A medida beneficia diretamente 12 mil alunos. As imagens aparecem em tempo real nas telas do Centro de Operações e Inteligência (COI) implantado em janeiro de 2022 pela Prefeitura na sede da Guarda Civil Municipal (GCM). Durante uma ocorrência, por exemplo, o alarme é imediatamente acionado, tornando a tomada de decisões mais rápidas e assertivas.

Além das câmeras, as creches e escolas de Valinhos contam desde o ano passado com o botão SOS Cidadão para reforçar a segurança, pois também permite o acesso às imagens, proporcionamos mais tranquilidade ao corpo docente, aos estudantes e aos pais.

OLHO VIVO

Valinhos já tem 1.021 câmeras implantadas pela Prefeitura - 989 de circuito fechado de TV (CFTV) em prédios públicos e 47 de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR - leitura de placas) em vias públicas. No COI, as imagens são cruzadas com os dados dos sistemas mais modernos de segurança pública, o que permite também ações integradas com todas as corporações policias.

“Toda essa estrutura é fundamental e vem acompanhada de outros avanços, como a ampliação de 30% do nosso efetivo e a renovação de 26% da frota no ano passado”, pontua o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva.

O sistema já auxiliou no desfecho de investigações criminais e capturas de indivíduos procurados pela Justiça, inclusive de outros estados. Também foi decisivo para identificação de autores de atos de vandalismo em prédios públicos e privados.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo