O Centro de Convivência do Idoso, vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, celebra a partir de sexta-feira (7) o Junho Violeta, mês dedicado às ações de prevenção contra a violência na Terceira Idade. No espaço terá palestras, caminhada, passeio e reunião de filhos. O encerramento será com a tradicional Festa Junina, que marca o início das férias.
Valinhos tem 24.179 idosos. Para a diretora do Departamento da Família, Tarissa Montero, é importante a conscientização do aumento da violência contra o idoso. “Apesar de o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa ser celebrado no dia 15, decidimos fazer uma programação para o mês todo”, informou, ao citar que a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Nesta sexta-feira (7), às 13h30, terá palestra sobre educação financeira. “Esta palestra terá como enfoque a violência financeira que é praticada contra o idoso”, especificou a coordenadora da Divisão do Idoso, Marisa Mathias. Na semana seguinte, na quinta-feira (13), haverá palestra sobre a Conscientização das Formas de Violência contra a Pessoa Idosa, ministrada pela assistente social da Secretaria da Saúde, Sônia Maria Fernandes Davi, a partir das 13h30, seguida de uma caminhada.
Na quarta-feira (19), os grupos da Oficina da Memória e da Informática farão um passeio até Pedreira, com saída às 7h30 de Valinhos. Já na última semana do mês terá a Reunião de Filhos na quarta-feira (26), às 18h30, e na sexta-feira (28) será o encerramento com a esperada Festa Junina e sua quadrilha, às 13h30.
Contato familiar
“A Reunião de Filhos nasceu porque certa vez uma idosa, que tinha dificuldades, conseguiu ler e escrever a palavra ‘pipoca’, o que foi um motivo de muita alegria para ela, para a professora e para os outros alunos, mas seu filho ficou bravo e queria que ela deixasse a turma da alfabetização não-formal, alegando que ela atrasou o jantar, apesar de ser casado”, detalhou Marisa.
Além dos idosos serem “escalados” muitas vezes para afazeres domésticos, ainda são atribuídos a eles os cuidados com netos pequenos ou ainda desconsideradas suas necessidades de atividades físicas, mentais e emocionais. Assim, neste encontro são evidenciadas às prioridades dos idosos, a importância do filho incentivar a participação dos pais nas atividades para um envelhecimento saudável e ativo, além de conhecer o espaço.
“Há também dinâmicas entre eles para fortalecer o vínculo familiar”, acrescentou a diretora Tarissa, lembrando que o departamento, no qual está inserido o CCI e a Divisão de Fortalecimento da Família, prevê ações para a valorização da família, o resgate dos laços familiares, da relação saudável pautada pelo respeito, amor e verdade.