Sucesso de participação de cães e seus tutores, a entrega do 1º Espaço Público Pet “Parcão” no último domingo (30) foi aprovada pelos moradores que foram conferir de perto os atrativos do novo espaço, dedicado pela Prefeitura ao uso exclusivo de pets e com infraestrutura completa. Está localizado entre as ruas Carlos Penteado Stevenson, Pedro Zanivan e Patrulheira Sílvia Helena Verdo, no Jardim Recanto.
Bem localizado, numa área de 2 mil m² na Praça Mário José Hollher, além de garantir o lazer e a convivência dos animais, o Parcão chamou a atenção dos usuários pela iluminação com refletores de LED, cercado de alambrado e portão para segurança dos animais, bebedouros de água pet e playground com diversos tipos de brinquedos, além de display com saquinhos plásticos para a higienização do local.
Leandro José Aragão Bouth, morador do São Marcos, levou o cão Bud para brincar no Parcão. “O Bud é um cão especial, perdeu os movimentos da pata traseira há 7 meses e está em tratamento, e eu trouxe ele aqui para se exercitar. Ficou muito bom esse espaço e faltava uma área assim em nossa cidade. Aqui os animais podem ficar soltos, com liberdade e a gente mais à vontade. Eu adorei, está tudo feito com muito capricho”, destacou.
O casal Robie e Tatiana Novaes, do Joapiranga, estava com os seus cinco cães – Nina, Benji, Lola, Pepe e Jolie – no espaço. “Este é um lugar bem específico para eles, exclusivo. Eles se sociabilizam mais, podem ficar sem coleira. A segurança por aqui é muito boa, tudo cercado e não tem nada que ofereça perigo. E nós humanos também temos a oportunidade de conhecer outras pessoas. Agradecemos pelo espaço”, disseram.
Maria Regina Mucci, do Jardim Maracanã, esteva na Praça Pet com sua peludinha Malu. “Achei aqui maravilhoso, pois é um lugar que faltava e ela pode brincar e correr bastante. A Prefeitura está de parabéns”, falou.
Outra moradora que também aprovou o espaço é Gianni Beltramini, que levou as peludinhas Sandy e Samy. “É sensacional. Valinhos precisava muito de um espaço assim, pois a gente não tinha onde soltar os pets com liberdade, para interação dos bichinhos. Aqui tem esse grande gramado e vou trazê-las sempre para correrem e brincarem à vontade”, disse.
PERSONALIZADO
A adequação da praça pela Prefeitura, para receber os pets e seus tutores, contou com um projeto personalizado e moderno, voltado a oferecer lazer com uma estrutura segura, acessível e completa, assinado pelo engenheiro civil Hadler Stevanatto e com desenvolvimento e projeto do arquiteto Eduardo Galasso, ambos agentes públicos da administração municipal.
O vereador César Rocha agradeceu o empenho da prefeita Lucimara Godoy em implantar mais essa ação voltada ao bem-estar dos animais. “Estou muito orgulhoso e emocionado. Como vereador da cidade, esperei tanto pra poder implantar esse parque em nossa cidade e a prefeita cumpriu a minha lei. Todos os moradores ao redor da praça deram sinal verde para a implantação do Parcão”, falou.
Ele ainda destacou que no governo da prefeita Lucimara foram castrados quase três mil animais, todos microchipados, grande parte pelo castramóvel, que já percorreu oito regiões do município. “Além disso, foi dada continuidade ao convênio com a Associação Mata Ciliar que cuida de animais silvestres, foi aberto convênio com clínica para atendimentos emergenciais dos animais de rua socorridos, entre outras ações importantes ao segmento animal”, contou César.
Durante da entrega oficial do espaço também foi promovida uma festa junina com o apoio da rede de lojas Tanakão, o “Arraiau Pet”, com diversas atrações aos participantes, além de evento de adoção de pets da ONG Viralata Viracasa.