Sistemas operados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania permitiram que autor do “golpe da falsa entrega” fosse encaminhada à Polícia Civil
O Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos já identificou o veículo e o autor de um crime financeiro ocorrido na cidade na última segunda-feira (13). O homem se apresentou como entregador de mercadorias a uma senhora idosa, na região do Jardim Elisa. Ele entregou um celular à vítima e pediu que confirmasse alguns dados na tela e fizesse um reconhecimento facial para autorizar a entrega dos produtos. No entanto, a identificação biométrica era na verdade para acessar um aplicativo de banco. Todo o valor que a idosa tinha na conta foi transferido para uma terceira pessoa.
Graças à tecnologia do sistema de monitoramento e ao cruzamento de dados, os agentes municipais conseguiram traçar o caminho que a motocicleta usada para o crime fez na cidade, bem como o destino que tomou.
De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco, a tecnologia foi uma aliada essencial no encaminhamento das investigações.
“Com base nas imagens obtidas da pessoa, da moto e da placa, conseguimos fazer a identificação do veículo e obter todas as informações”. O autor do crime retornou para São Paulo e os dados já estão em posse das autoridades estaduais. “O relatório que é feito pelo COI vai dar todo o suporte para a Polícia Civil ir atrás dessa pessoa e realizar a detenção”, concluiu.
Como se prevenir
A secretaria municipal de Segurança Pública oferece 7 dicas para se prevenir de golpes desse tipo:
1. Desconfie de pedidos de dados pessoais ou reconhecimento facial
Um entregador legítimo não solicitará dados como senha, informações bancárias
ou reconhecimento facial para realizar uma entrega. Evite fornecer qualquer informação pessoal sem verificar a autenticidade da situação. Os principais aplicativos de entrega oferecem um código que você deverá passar ao entregador – nunca o contrário.
2. Verifique a autenticidade da entrega
Antes de aceitar qualquer item, confirme com quem enviou o produto. Entre em
contato diretamente com a empresa ou pessoa que supostamente fez o pedido. Confira o nome da transportadora e o número do pedido. Desconfie se o entregador não puder fornecer informações claras.
3. Nunca use o celular ou dispositivo fornecido pelo entregador
Não digite senhas ou forneça dados pessoais em aparelhos de terceiros. Esses
dispositivos podem estar configurados para roubar informações sensíveis.
4. Preste atenção em comportamentos suspeitos
Entregadores reais não costumam insistir em que algo seja feito na hora. Se
houver algum tipo de pressão ou comportamento estranho, recuse a entrega e informe a polícia.
5. Mantenha seu celular seguro
Use o desbloqueio por senha ou por biometria no seu aparelho celular,
especialmente nos aplicativos bancários e outros serviços importantes.
6. Oriente as pessoas vulneráveis ao seu redor
Explique aos idosos e outras pessoas que podem ser mais suscetíveis a golpes
sobre esse tipo de situação. Se houver qualquer dificuldade, é melhor agendar as entregas para horários em que você ou outra pessoa mais preparada possa receber.
7. Relate imediatamente casos de golpe
Se algo suspeito ocorrer, entre em contato com seu banco imediatamente para
bloquear contas ou cartões. Registre um boletim de ocorrência para formalizar o caso e agilizar as investigações.
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos - SP