A exposição de imagens “Uma cidade, três nações” é uma verdadeira viagem ao tempo para os visitantes da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba de Valinhos. Quem passeia pelo recinto da festa, não pode deixar de conhecer o espaço dedicado exclusivamente a mostrar a história das colônias italiana e japonesa que contribuíram para tornar a cidade a Capital do Figo Roxo e a maior produtora de goiabas
in natura do país
“A exposição tem por objetivo levar os valinhenses e os visitantes a uma viagem no tempo e mostrar que nossa história é muito rica e com personagens imbuídos de fazer com que Valinhos sempre progredisse, mesmo num tempo onde não havia tantos recursos e oportunidades. Quero agradecer aos imigrantes de todas as nações que fizeram de Valinhos o que ela é
hoje, em especial aos italianos e japoneses e seus descendentes, pela grande contribuição que deram para a nossa economia e agricultura”, menciona o prefeito Franklin.
Com 48 painéis coloridos, numa linguagem bem didática e fotos memoráveis de várias épocas, toda a trajetória de sucesso do evento é contada aos visitantes que reservam um tempo para conhecer um pouco mais sobre a história de Valinhos.
O visitante Elias Kobayashi de 68 anos, e morador de Sumaré, elogiou a exposição. “Eu venho todos os anos nesta festa e gosto de apreciar todos os espaços, as atrações artísticas e exposições. Gostei dos detalhes das histórias e também das obras de arte”, disse ele acompanhado da filha Giovana.
“A exposição foi idealizada a pedido do prefeito Franklin como uma forma de valorizar o trabalho das duas colônias - Italiana e Japonesa - a primeira por
ter trazido o figo pra Valinhos no começo do século XX e a
segunda pela introdução da goiaba em meados do século XX”, destacou o curador da exposição, André Luiz Reis, secretário do Verde e Agricultura do município.
Reis ainda destacou que a história das duas colônias impactam a cultura e a economia de Valinhos. “Também impactaram nossas tradições e isso precisa ser valorizado e resgatado. A história da Festa do Figo e da Expogoiaba que este ano comemoraram 74 e 29 anos respectivamente se deve a estas duas colônias”.
Além dos painéis com fotos, a exposição conta com peças em cerâmica, do acervo da Galeria João do Monte, e também do artista plástico Aldemir Martins. A exposição conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e patrocínio do Cartonifício Valinhos.
SERVIÇO
74ª FESTA DO FIGO E 29ª EXPOGOIABA
Entrada: acesso gratuito (no recinto) em todos os dias da festa (área dos shows a ser cobrado nos dias 17, 18 e 24);
Período: De 17 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 (nos dias
17, 18, 19, 20, 23, 24,
25, 26, 30, 31 de janeiro e 1º e 2/2);
Horários: às quintas e sextas-feiras, das 18h às 24h; aos sábados, domingos e no feriado municipal do dia 20 de janeiro, das 10h às 24h;
Local: Parque Municipal de Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”;
Endereço: Rua Dom João VI nº 82 – Jardim Planalto;
Estacionamento oficial: cobrado (R$ 30,00 com seguro contra roubo e furto);
Informações:
(19) 9.9853-9823 (WhatsApp)
Mais informações:
www.valinhos.sp.gov.br;
https://www.instagram.com/cidadedevalinhos/;
https://www.instagram.com/festadofigo_valinhos/