O Tombo da Polenta e a Pisa da Uva são atrações imperdíveis que encantam gerações. Para os mais velhos, despertam memórias afetivas de famílias reunidas ao redor da mesa; já para os mais jovens, trazem pura alegria. Seja qual for a motivação, é impossível não se envolver com a animação das tarantelas italianas e das danças, que começam todos os domingos por volta das 13h na Festa do Figo e Expogoiaba, estendendo-se pela tarde.
As atrações são realizadas em parceria com a Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Valinhos (ACIBV) e a Paróquia São Cristóvão.
O valinhense Celso Antônio Figueira, de 64 anos, assistiu ao Tombo da Polenta pela primeira vez. "Fiquei emocionado e cantei junto. É tudo muito lindo", resumiu. Além de cantar e bater palmas, ele também provou a polenta com muito molho vermelho. "Está maravilhosa", acrescentou.
Daniela, neta do produtor de figo Antônio Trento, vai à festa todos os anos para acompanhar o Tombo da Polenta e a Pisa da Uva. "Remete à Itália, à convivência com meu avô e à tradição agrícola", explicou ela, que estava acompanhada da mãe, Neide, e da filha, Maria Eduarda. Segundo Daniela, ir à Festa do Figo e Expogoiaba é uma tradição prazerosa compartilhada em família.
Pisa da Uva
A família Stopiglia assistia à Pisa da Uva ao lado da matriarca Maria, que este ano completa 100 anos. "Ver a Pisa é uma coisa linda, traz muitas lembranças da Itália", afirmou Neusa. Já Maria revelou uma preferência especial pelo Tombo da Polenta, que faz questão de presenciar todos os anos.
Antes da modernização dos processos de produção, o vinho era obtido através da pisa das uvas, que consiste no esmagamento da fruta com os pés em uma grande tina de madeira. Em Valinhos, essa tradição é revivida durante a festa, ocorrendo logo após e ao lado do Tombo da Polenta.
SERVIÇO:
74ª FESTA DO FIGO E DA 29ª EXPOGOIABA DE VALINHOS
Entrada: acesso gratuito (no recinto) em todos os dias da festa (área dos shows a ser cobrado nos dias 17, 18 e 24);
Período: De 17 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025 (nos dias 17, 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26, 30, 31 de janeiro e 1º e 2/2);
Horários: às quintas e sextas-feiras, das 18h às 24h; aos sábados, domingos e no feriado municipal do dia 20 de janeiro, das 10h às 24h;
Local: Parque Municipal de Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”;
Endereço: Rua Dom João VI nº 82 – Jardim Planalto;
Estacionamento oficial: cobrado (R$ 30,00 com seguro contra roubo e furto);
Informações: (19) 9.9853-9823 (WhatsApp).