Criação do Ponto do Bem e aumento da atuação dos intérpretes de Libras são destaque no evento
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Comissão Organizadora da 74ª Festa do Figo e 29ª Expogoiaba, promoveu uma série de avanços na oferta de serviços de acessibilidade para os participantes do evento, que começou no último dia 17 de janeiro e prossegue até o próximo sábado (2). Entre as novidades implantadas na edição 2025 estão a criação do Ponto do Bem – um espaço de atendimento especializado para crianças neurodivergentes e com deficiência – e a ampliação da presença dos intérpretes de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). “Na maior parte do tempo em que o Parque Municipal está aberto para a festa, há um intérprete disponível no espaço de atendimento turístico ao visitante, para oferecer orientações e apresentar as atrações”, ressalta o presidente-adjunto da Comissão Organizadora e Secretário-adjunto de Cultura e turismo, Vitor Pontes. A presença de um intérprete durante os shows do palco principal e em algumas atrações do palco Frutas foi adotada também na edição deste ano. “Um avanço incrível foi a gente conseguir que pela festa toda houvesse um intérprete (de Libras), inclusive na abertura. Isso foi extremamente significativo para a comunidade surda”, destaca a professora Miriam Santos, uma das articuladoras do Movimento Surdo de Valinhos
Ponto do Bem – Este espaço inclusivo, pensado especialmente para atender famílias atípicas com crianças que possuem necessidades sensoriais específicas, está em funcionamento durante os horários de maior fluxo do evento. Desenvolvido em parceria com as instituições AlcaTEA, Instituto Pipa e Clínica Intertherapy, o projeto visa proporcionar um ambiente acolhedor e adaptado, permitindo que todos possam desfrutar da festa de forma segura e confortável. Localizado próximo ao Portão 7 do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, o Ponto do Bem está disponível para oferecer suporte às famílias em situações de crise ou sobrecarga sensorial. O espaço, disponível nos horários de maior movimentação do parque nos dias da Festa do Figo, conta com ambiente sensorial controlado para promover relaxamento, mobiliário adaptado, adequado às necessidades de crianças neurodivergentes, e equipe capacitada para oferecer acolhimento e suporte técnico.
Outros serviços de acessibilidade – A organização da Festa do Figo ofertou passeio de agroturismo e um city tour adaptados para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, no palco principal, foi criada uma área específica para acolher as pessoas com deficiência e seus acompanhantes. A Comissão Organizadora também oferece o empréstimo de cadeiras de rodas para visitantes que tenham mobilidade reduzida e precisem desse auxílio para se deslocarem com mais conforto entre os espaços do parque – que estão igualmente adaptados com instalações e dispositivos de segurança necessários.
A preocupação com a acessibilidade no principal evento turístico da cidade de Valinhos é uma das bandeiras da gestão comandada pelo prefeito Franklin. “A adoção dessas iniciativas reflete a importância de tornar os nossos grandes eventos acessíveis para todos os públicos, permitindo que pessoas com deficiência e famílias com crianças atípicas possam participar de momentos culturais e de lazer sem preocupações”, destacou o secretário-adjunto.
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP