O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos promove neste sábado, dia 10, mais dois Bazares Beneficentes dentro da Campanha de Inverno "Aquecendo a quem tem frio, aquecemos nosso coração".
As atividades serão promovidas das 8h30 às 12h00 no Centro Municipal de Convivência do Idoso (Rua Antônio Carlos, 474) e na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Marli Aparecida Borelli Bazetto, no Parque Portugal, onde haverá também o projeto "Ação Saúde", em parceria com a Secretaria da Saúde, com orientações, exames de prevenção e atividades culturais e esportivas.
Os Bazares são direcionados às famílias em situação de vulnerabilidade social, que encontram no local roupas e calçados, em bom estado de conservação, que são vendidos a preços simbólicos. O dinheiro arrecadado com as vendas, que visam garantir a dignidade das pessoas, é revertido para as ações sociais do órgão, informa a presidente Sueli Machado.
Na Campanha de Inverno de 2013, o Fundo Social já promoveu Bazares Beneficentes nos bairros Capivari, Macuco, Reforma Agrária, São Bento do Recreio, Parque das Figueiras e Jardim São Marcos.
Sueli Machado explica que os bazares são organizados com as peças arrecadadas junto à população através de caixas coletoras espalhadas por vários pontos da cidade e também no Mutirão da Solidariedade.
Ação Saúde – Em sua 5ª edição, o projeto "Ação Saúde" tem por objetivo levar atividades educativas, culturais e esportivas e exames de prevenção mais próximo da população.
Segundo a Secretaria da Saúde, serão oferecidos testes de detecção de diabetes, controle da pressão arterial, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), orientação para planejamento familiar, de saúde bucal, de prevenção a dengue e a febre maculosa, além da apresentação musical da banda DNA7, cantinho do desenho e leitura, atividades culturais e esportivas.
A diretora de Programas e Projetos de Saúde, Dra Rita Longo, destaca que a Administração Municipal defende a humanização e desmistificação dos serviços de saúde. "Estamos levando os profissionais de saúde para perto da comunidade, para que eles tenham conhecimento da realidade do bairro e assim elaborem políticas públicas condizentes", explicou.
"Por outro lado, com essas ações, nossa proposta é conscientizar as pessoas da importância do autocuidado, fazendo exames de prevenção, tendo um estilo de vida mais saudável, com a prática de atividade física, lazer e alimentação saudável", acrescentou, ressaltando que se trata de uma proposta de saúde que valoriza a prevenção e que também oferece a oportunidade para a detecção de doenças e encaminhamento para tratamento.