A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, intensificou nesta semana a agenda de visitas institucionais a outros entes de proteção e defesa do cidadão. Na terça-feira (11), o secretário Osvaldo Rocco, os diretores de Estratégia e Segurança Escolar, Dra. Maristela Nader, de Coordenação Operacional, Márcio Aprígio, e o comandante da Guarda Civil Municipal, Anderson Gomes da Silva, visitaram a Delegacia de Polícia Civil de Valinhos. Eles foram recebidos pelo delegado titular, Dr. Luis Antonio Loureiro Nista, pelo adjunto Dr. João Neves Netto, e pela equipe de operação da delegacia. “Foi um encontro proveitoso para mantermos fortes os laços de cooperação entre a força municipal de Segurança Pública, que é a Guarda Civil, e as autoridades estaduais da Polícia Civil”, destacou o secretário.
Já na manhã de quinta-feira (12), o Tenente Nicolas, que comanda o grupamento do Corpo de Bombeiros em Valinhos, foi recebido pelo secretário Rocco e pelo diretor da Defesa Civil, Eduardo Matias. “Foi uma oportunidade valiosa de conversamos sobre a importância da integração das instituições em situações de preparação e respostas a ocorrências no município”, destacou Rocco.
Diferentes atribuições para o mesmo objetivo
A legislação brasileira prevê que a Guarda Civil Municipal (GCM) é uma instituição de segurança pública vinculada às prefeituras, com a principal função de proteger os bens, serviços e instalações municipais, além de contribuir para a segurança da população no âmbito da cidade. Entre as atribuições legais da corporação estão a fiscalização do cumprimento de leis e regulamentos municipais, o patrulhamento preventivo em áreas públicas e a atuação em situações de emergência. A GCM também pode atuar em parceria com outras forças de segurança, mas sua jurisdição é restrita ao território do município ao qual está vinculada.
Por outro lado, as polícias Civil e Militar, assim como o Corpo de Bombeiros, são instituições subordinadas ao governo do estado. A Polícia Civil é responsável por investigações criminais, inquéritos policiais e ações de inteligência, atuando de forma mais reativa para apurar crimes e identificar suspeitos. Já a Polícia Militar (PM) tem como foco o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, realizando patrulhamento preventivo, controle de distúrbios e atendimento a ocorrências de maior gravidade. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, é responsável por ações de prevenção e combate a incêndios, resgates e atendimentos de emergência médica.